Na última sexta feira, 8, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Feira da Mata celebrou a solenidade do seu padroeiro. Que além de celebrar a festa do Sagrado Coração de Jesus, a comunidade teve a alegria de participar da dedicação do novo Altar  da Igreja Matriz, que em vista do Festejo e do melhoramento do espaço litúrgico, passou por uma leve reforma no presbitério e na Capela do Santíssimo Sacramento. A novena em preparação para a festa teve início em 30 de maio e culminou com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus em de 8 de Junho, que trouxe como tema central, “cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, chamados à santidade segundo o Coração de Jesus”. Temática essa inspirada no documento 105 da CNBB em consonância com a exortação apostólica do Papa Francisco, Gaudete Et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual.

A programação do dia da Festa começou bem cedo, com a alvorada festiva, oração da manhã e em seguida o café da manhã partilhado. No início da noite, os fiéis se concentraram em frente a antiga igrejinha da entrada da cidade e saíram em procissão por diversas ruas e bairros.  Em seguida foi celebrada a Santa Missa presidida pelo nosso Bispo, Dom João Cardoso e concelebrada pelo Pe. Jocélio, administrador Paroquial e participada por um grande números de fiéis devotos do Coração de Jesus. Na oportunidade ainda no início da Solene Liturgia três pessoas receberam a benção e a fita do Sagrado Coração de Jesus, sendo assim admitidas na missão do Apostolado da Oração.

Em sua homila, Dom João abordou sobre a importância da celebração do Sagrado Coração de Jesus na perspectiva do dia de oração pela santificação do clero. E sobre a importância dos leigos e leigas assumirem sua identidade como sujeitos e  protagonistas na caminhada eclesial respondendo constantemente, na Igreja e no convívio social, o chamado à santidade. “Os leigos e leigas devem assumir o papel de sujeitos eclesiais, assumindo com fé e coragem e disposição, a missão recebida no Batismo, sendo verdadeiramente ‘sal da terra e luz do mundo’, atraídos  e sustentados pelo Coração de Jesus, que cotidianamente na Igreja e na sociedade nos chama à santidade”, afirmou Dom João ao refletir sobre a temática central do festejo.  Após a Oração da Assembleia, Dom João seguiu com o rito de dedicação do novo Altar, que aconteceu em 4 importantes partes: a prece de dedicação, a unção do altar (com o óleo do Crisma), incensação e arrumação com as velas, a toalha e as flores no entorno da agora dedicada Mesa do Santo Sacrifício, sinal do Cristo, pedra angular e Cordeiro imolado que se dá como alimento de vida e salvação.

Ao final da Celebração, o Pe. Jocélio agradeceu a todos que ajudaram na realização do festejo 2018 do Sagrado Coração de Jesus e reforçou a importância de dar continuidade, cada vez mais, na caminhada de fé e no fortalecimento da vida da paróquia. Chamando atenção para o  protagonismo dos leigos e leigas, que tem sua essência na vida em comunidade, em torno do Cristo que se revela na Palavra partilhada e se dá como alimento verdadeiro no altar da Eucaristia.

Por, Heber Pedroso Rocha