Paróquia São Sebastião realiza encontro da Pastoral Familiar da forania: Coribe, Cocos e Feira da Mata

Fotos: www.facebook.com/paroquiassebastiaococos

Aconteceu no último domingo, dia 1º de julho, na Paróquia de São Sebastião de Cocos, o encontro da Pastoral da Família da Forania: Coribe, Cocos e Feira da Mata. A atividade contou com a participação de casais vindos das referidas paróquias e da equipe diocesana da Pastoral Familiar. Que ajudou na condução do encontro e orientou nas diversas reflexões e aprofundamentos voltados para família como fonte de vida na construção da paz, que foi a temática central do encontro.

Fotos: www.facebook.com/paroquiassebastiaococos

A família como imagem e projeto de Deus foi uma das subtemáticas trabalhadas durante o encontro. Que abordou Deus, Uno e Trino, família divina como essência imutável e necessária à família humana, instituída à sua imagem e semelhança como casa e morada do Deus da vida. Questão essa, que serviu de base para a discussão sobre o Sacramento do Matrimônio, aprofundado tomando o Cristo como modelo de amor e doação na edificação de um casamento indissolúvel santificado nesse mesmo Cristo, que se revela expressando o real sentido da vocação para o amor.

Fotos: www.facebook.com/paroquiassebastiaococos

Divididos em grupos, os casais refletiram o significado do sentido sacramental do Matrimônio (como sinal sensível do divino), seu caráter indissolúvel e a compreensão do processo de evangelização em um movimento de dentro para fora, ou seja, de dentro da família para a sociedade/mundo. Ainda nos trabalhos em grupos, os casais discutiram questões remetentes à situação das famílias na realidade atual, como por exemplo questões de moradia (ou a falta desta), o desemprego, o lugar do diálogo sadio na convivência cotidiana e a violência em suas variadas dimensões na perspectiva familiar. Abordagens que facilitaram a temática que introduziram sobre a compreensão da evangelização da família a partir do contexto da Pastoral Familiar.

Fotos: www.facebook.com/paroquiassebastiaococos

Ainda dentro do encontro foram apresentadas ações de cunho prático e específico no tocante da família, tendo em vista, a implantação da Pastoral Familiar a nível de Paróquia. Motivações essas, que já resultaram na formação de equipes de casais que vão iniciar os trabalhos da Pastoral da Família nas Paróquias de São Sebastião de Cocos e Sagrado Coração de Jesus de Feira da Mata. Um importante passo na estruturação dessa pastoral de grande relevância na vida de uma Paróquia.

Ao final do encontro, foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Pe. Jocélio Martins, que na Solene Liturgia dos Apóstolos Pedro e Paulo, colunas insignes da nossa Santa Igreja, destacou a família como alicerce na edificação de uma sociedade munida dos valores éticos e morais, espelhada no exemplo da Sagrada Família de Nazaré. Destacando o apelo na perseverança em ampliar cada vez mais essa pastoral buscando cotidianamente compreender de fato, a mistagogia do infinito amor de Deus, em Jesus Cristo nosso Senhor pela ação do Espírito Santo, que se manifesta e quer sempre mais se revelar no seio familiar.

Texto: Heber Pedroso