Com a proposta de fortalecer ações fraternas entre si, as Dioceses de Bom Jesus da Lapa e de Graz (Áustria) firmam parceria

0
294

Membros das pastorais, funcionários e fiéis da Diocese de Bom Jesus da Lapa acolheram no último dia 03 de agosto, no Auditório do CTL,  um grupo de  missionários da Comissão Igreja no Mundo, vinculados à  Paróquia Anjos da Guarda da  diocese de Graz (Áustria). No encontro foi oficializada  um intercâmbio solidário entre as duas dioceses dos dois países.
Durante a cerimônia,  foram apresentados pela Diocese de Bom Jesus da Lapa cincos pontos temáticos, já desenvolvidos pelas pastorais locais,  nas áreas da formação sacerdotal, juventude, laicato, meio-ambiente e Ensino Religioso. Os eixos apresentados no encontro serão as principais  bases de atuação do intercâmbio, que não terá como foco a ajuda financeira, e sim, a troca de experiências entre as duas dioceses.

De forma simbólica, representando a defesa da vida e o  direito à terra e à água, membros das duas  dioceses fizeram uma pequena procissão, carregando uma cruz,  duas garrafas com água,  trazendo o contexto de luta do povo na região.  A leitura bíblica foi proclamada pelo Padre José Valdo (missionário vicentino que atua em Serra do Ramalho) e pelo Padre Wolfgang Schwarz, pároco da Paróquia Anjos da Guarda. Com uma pequena reflexão, Dom João Cardoso e o Pe. Wolfgang destacaram a importância da fraternidade e o compromisso da Igreja no mundo com os menos favorecidos.

Além da  leitura bíblica,   feita  nos dois idiomas, foi realizado  também, a troca de símbolos entre as representações dos dois países.

De acordo o Administrador do Santuário,  Padre Rosivaldo Motta, que mediou o encontro, ”o momento é histórico. As duas dioceses dos dois países, mesmo com culturas diferentes e tão distantes  um do outro, se uniram em um mesmo sentido, o serviço a Jesus Cristo em defesa da vida”. Lembrou, ainda, que a fraternidade, celebrada entre as duas dioceses, já vem acontecendo há 23 anos com a CPT. “A diocese de Graz, através  da Paróquia Anjos da Guarda, vem ajudando a Diocese de Bom Jesus da Lapa apoiando projetos sociais, desenvolvidos pela Comissão Pastoral da Terra-CPT”, disse.

Destacou que “muitas ações foram feitas pelos fieis da Paróquia Anjos da Guarda (Graz, Áustria) para conseguir recursos e ajudar promover ações solidárias  para os mais pobres. Esse momento é histórico. Com a parceria firmada entre as dioceses de Graz e de Bom Jesus da Lapa, a fraternidade ganha uma dimensão diocesana. Não é mais uma relação de intercâmbio entre a Paróquia Anjos da Guarda e uma organização pastoral da Diocese. É um vínculo que se estabelece entre duas igrejas, a Diocese de Bom Jesus da Lapa e a de Graz”, finalizou.

O padre Wolfgang Schwarz  frisou que o fortalecimento das ações pastorais entres os dois países,  vai ajudar as duas diocese a traçar novas perspectivas de atuação. “Antigamente a Igreja da Áustria se concentrava nos seminaristas; atualmente os seminarista são poucos. Em função disso, a pastoral da Diocese de Graz vai buscar trabalhar com as pastorais da Diocese de Bom Jesus da Lapa, considerando que as pastorais do Brasil são bem organizadas e fazem um bom trabalho, mesmo diante de várias dificuldades”, disse.
“A Diocese de Graz pretende mandar missionários da Áustria para passar um tempo na Diocese de Bom Jesus da Lapa e Bom Jesus da Lapa, por sua vez, enviará pessoas para a Áustria, para fazer o  intercambio”, afirmou o religioso.

Já o Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom João Cardoso destacou que a importância da parceria entre as duas instituições é o intercambio de conhecimento, de saberes, de experiências e de valores e o fortalecimento das ações que já existem. Lembrou que a Diocese de Graz tem uma grande preocupação com a realidade brasileira, baiana e, especialmente, com a região.

Frisou que o intercâmbio já uma realidade, em função da relação da Paróquia Anjos da Guarda de Graz com a CPT, que tem mais de 20 anos. “Com base nessa relação, poderemos avançar com novas propostas. As duas dioceses têm muitos valores. Graz tem uma rica tradição eclesial de 800 anos. Bom Jesus da Lapa é uma igreja jovem, marcada pela animação missionária, pelo protagonismo do laicato e das lideranças pastorais”, finalizou Dom João.

A proposta de intercambio, entre as duas instituições religiosas dos dois países,  faz parte do plano da ação pastoral da diocese de Graz. Com  objetivo de  fortalecer o trabalho pastoral  entre as duas dioceses, o projeto se concretizou na celebração do Jubileu dos 800 anos de criação da Diocese de Graz, no último mês de junho. A convite da Diocese de Graz, Tânia Santos (leiga, representando a CPT) e o bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom João dos Santos Cardoso, participaram do evento.

A escolha da representante da CPT não foi por acaso. A Comissão da Pastoral da Terra de Bom Jesus da Lapa já trabalha, desde 1990, em parceria com a  Paróquia Anjos da Guarda da Diocese de Graz. Para ser selecionada, Bom  Jesus da Lapa concorreu com mais  nove dioceses de outros países. A escolha ocorreu em função do trabalho pastoral eficiente que já realiza, no campo  teológico-religioso, como também, nas ações em defesa dos direitos sociais, do meio ambiente e na formação de novas lideranças.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here