Caminhada pela Vida e Celebração Eucarística marcam encerramento da Semana da Família na Paróquia São Sebastião de Cocos

Durante toda a semana, desde domingo dia 26 de agosto até 1º de setembro, toda paróquia esteve em um intenso momento de celebração da Semana da Família 2018. Encontros e reflexões nos setores urbanos e rurais, momentos de oração, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, Missa e palestra com casais marcaram profundamente essa grande semana de evangelização em favor da vida e pelas famílias. E no último domingo, 2, toda comunidade paroquial de São Sebastião de Cocos realizou uma bonita festa de encerramento da Semana da Família. O dia foi marcado por uma grande caminhada das famílias e pela vida, culminando com a Santa Missa campal celebrada defronte à Igreja matriz de São Sebastião.

“Deixe Viver e Viva” foi a temática central da caminhada das famílias, que abordou tanto, o atentado contra a vida causado pelo aborto, quanto pela prevenção ao suicídio, tema do setembro amarelo 2018.  A caminhada reuniu grande número de fiéis, que com dizeres em faixas, cartazes e canções fizeram ecoar o grito em defesa da família e pela vida em todas as suas instâncias e contra todas as formas de morte que venha destruir a vida da nossa gente e principalmente dos inocentes e indefesos. A caminhada percorreu algumas ruas e avenidas da cidade acontecendo algumas paradas, onde se refletiu a preservação da vida e os sinais de morte que insistentemente atentam contra a vida e a família.

A caminhada culminou com uma grande Celebração Eucarística campal, que contou com a participação de grande número de fiéis. Sempre exortados a serem “sal da terra e luz do mundo” fermento na massa: na Igreja, na sociedade e na família. Na Liturgia da Palavra, ficou claro os dizeres de São Tiago (v.22), como alerta da urgente necessidade de conciliar escuta à prática da Santa Palavra, que cura, liberta e salva: “sede pois praticantes da palavra e não meros ouvintes, iludindo a vós mesmos”. Compreendo de fato, o real significado do “Evangelho da família, [como] alegria para o mundo”, tema geral da Semana Nacional da Família. Ainda na oportunidade, ao final da celebração, de forma solene, foram entregues às lideranças dos setores urbanos e comunidades rurais, as Capelinhas Peregrinas da Mãe Aparecida, que percorrerão toda a Paróquia, em diversos momentos de oração e encontros, tendo em vista, a animação e preparação para os festejos de Nossa Senhora, Rainha e Padroeira do Brasil.

A caminhada e missão continuam e o nosso grito pela vida e pela família sempre ecoará como sinal de resistência a todos os sinais de morte. Somos Igreja da vida, vida essa dada em Jesus Cristo que vivo está entre nós e conosco permanecerá até o fim dos tempos. Que pela ação do Santo Espírito, nos anima e nos fortalece nessa caminhada de promoção da vida, construção da paz e edificação do Reino de Deus.