3º Encontro dos Carreteiros devotos de Santa Terezinha – Fé e Tradição na Paróquia de Correntina – BA

Aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro o 3º Encontro dos Carreteiros devotos de Santa Terezinha do Menino Jesus na Comunidade do Vau, na Paróquia Nossa Senhora da Glória em Correntina (BA).

O evento é religioso e cultural que tem como missão evangelizar os moradores das comunidades daquela localidade. O seu idealizador é o Reginaldo Delgado, que através de um momento difícil em sua vida, tendo como exemplo o testemunho de fé da sua mãe, que desde criança tinha uma grande devoção a Santa Terezinha, decidiu fazer uma promessa a mesma. Citou “Se Santa Terezinha sempre intercedeu por minha mãe, será que poderia negar para o filho? ”.  Assim fez a  súplica e a graça foi alcançada.

Para cumprir a promessa, decidiu anunciar as grandezas de Deus através da Santinha das Rosas.  Criou junto com sua mãe um momento de ação de graças, onde, surgiu a ideia de sair de carro de boi em procissão daquele lugar pelas localidades vizinhas.

Atualmente, o evento conseguiu reunir quase trinta e cinco carreteiros, sendo, que o ano passado, foram apenas quatorze. A cada ano, outras pessoas vão aderindo esta tradição, que além da fé, podem participar de uma alegre noite cultural com músicas de raiz, sertanejas. Delgado citou que não é aceito instrumentos modernos, para não perder o verdadeiro sentido tradicional da música daquela região. Conserva-se apenas o violão, a viola, sanfona que os artistas da terra fazem um belo show caipira.

Na parte da manhã, o povo de Deus, seguiu numa linda procissão com os carros de boi fazendo um percurso de seis quilômetros até a Igreja da localidade para finalizar o momento com a Santa Missa, presidida pelo padre diocesano, Pe. Jakson e a presença de centenas de fiéis.

No fim da celebração, várias pessoas deram testemunhos de graças alcançadas pela intercessão da Santa que derrama rosas do céu em forma de milagre de Deus na vida de todos que acreditam na Santíssima Trindade.

A seriedade, espírito de unidade e partilha daquela comunidade é um grande sinal de Deus para a Diocese de Lapa, pois tem esta preciosidade da fé e uma cultura rica que a cada ano cresce, quem sabe, futura Romaria Diocesana dos Carreteiros.

Confira todas as fotos no Facebook Oficial do Santuário do Bom Jesus da Lapa: