Paróquia Sagrado Coração de Jesus: No mês da Bíblia, projeto “Bíblia Sagrada” leva crianças a uma viagem pelas Sagradas Escrituras

No itinerário eclesial, a catequese se apresenta como um dos pilares da nossa formação de comunidade e como subsídio na propagação e fortalecimento da nossa fé em Cristo, por meio dos ensinamentos sua Santa Igreja.  São muitos os desafios para a realização de uma verdadeira catequese renovada que deem bons frutos dentro de uma realidade corrompida pelo comodismo, hedonismo e pelo relativismo religioso. Tudo é graça e Deus vai se revelando nas pequenas atitudes e nos trabalhos pastorais de sua Igreja e na vida do nosso povo. É desse amor e dedicação que nasce o projeto Bíblia Sagrada da catequista Lauriena, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Feira da Mata. Esforço, ludicidade, parceria e muito amor com o trabalho com os pequeninos/as de 3 a 6 anos de idade, que durante todo esse mês de setembro, dedicado a Bíblia desenvolveu com as criancinhas esse bonito e frutuoso trabalho de formação e evangelização na caminhada da nossa catequese paroquial. Assim nos conta a catequista Lauriena sobre a realização desse projeto:

“O projeto Bíblia Sagrada foi idealizado por mim, pensei em simular uma viagem à Bíblia Sagrada. Para isto, escolhi três passagens do antigo testamento: A criação do Mundo, Arca de Noé e Moisés e os dez Mandamentos. E três passagens do Novo Testamento: O Nascimento de Jesus Cristo, O Batismo de Jesus Cristo e a paixão, morte e ressurreição de Jesus. E para se tornar um momento lúdico, pensei em um circuito com painéis em forma de desenhos infantis, caracterização das catequistas que iriam contar as histórias (as passagens bíblicas). Para que se tornasse ainda mais atrativo, foi inserido um grupo de teatro e coreografias relacionadas à Bíblia Sagrada. Também foi incluído, pirulitos de chocolate personalizados com os temas acima, balões com perguntas e respostas para dinamizar ainda mais a atividade, a caracterização das crianças de acordo com os personagens bíblicos e para encerrar um lanche partilhado com todos/as. Expus a ideia no grupo para as demais catequistas e consegui adesão de mais três turmas da catequese, sendo duas delas de preparação para Eucaristia. Consegui apoio de um grupo de nove jovens, doações de pais e ajuda de muita gente de boa fé. Essa turma de 3 a 6 anos é uma novidade em nossa Paróquia do Sagrado Coração, foi criada neste ano e já consigo visualizar bons resultados principalmente no decorrer dos próprios encontros, dentre os quais, a turminha cheia e se interagem muito nos encontros”.

Os desafios de uma catequese renovada são muitos, mas atitudes como essa revela caminhos e possibilidades de se plantar em terra fértil, a semente do Evangelho da vida. Principalmente na vida desses pequeninos, que ao viajarem pelas sagradas escrituras, com certeza beberam da fonte da vida, e assim vão crescer em estatura e em graça divina. Já na formação da consciência cristã na construção do Reino de Deus.

Por : Heber Pedroso – Pascom.