Escola Diocesana de Formação Teológica e Pastoral realiza e celebra última etapa de estudos de 2018

No último final de semana, dias 10 e 11 aconteceu a última etapa da Escola Diocesana de Formação Teológica e Pastoral de 2018.Os temas: Liturgia II e Sagradas Escrituras (Novo Testamento) fecharam o ciclo programado, que ao logo de todo esse ano foram trabalhados e aprofundados de forma sistêmica, juntamente com outras temáticas de cunho teológico e pastoral, que formaram a grade curricular de disciplinas da Escola. Além da conclusão dos estudos foram realizadas também, a confraternização entre alunos/as e a Missa de encerramento.

No final da manhã do domingo,11, foi celebrada a Missa que encerrou solenemente o ano de 2018 da Escola de Formação. A celebração aconteceu da Gruta da Soledade foi presidida por Dom João Cardoso e contou com a participação dos alunos/as da Escola Diocesana e de um grande número de romeiros/as do Bom Jesus e devotos da Senhora da Soledade. Durante a homilia, Dom João recordou o ano do Laicato e a importância da formação bíblica e teológica dos leigos e leigas, na construção de uma Igreja em saída configurada à missão do Cristo Jesus, sendo cada vez mais, “Sal da Terra e luz do mundo”. Ao final da celebração foram feitos os agradecimentos e entregues os certificados aos concluintes 2018.

Durante esse ano de 2018 foram oito encontros mensais de estudos e aprofundamentos de diversos temas da Teologia e da Pastoral. Dentre os quais: Iniciação à Vida Cristã, Sagradas Escrituras, Liturgia, formação humana e espiritual, Mariologia, Sacramentos, Piedade Popular e demais assuntos da atualidade eclesial e político-social. Além da realização de Seminários sobre a Campanha da Fraternidade 2018, LaudatoSí e Doutrina Social da Igreja.

“Fazer parte da Escola Diocesanade Teologia foi um grande ganho para minha formação em toda caminhada da Igreja. Aqui trouxe minhas experiências e agora ao final dessa etapa, levo uma grande bagagem de conhecimento, que agora posso dar uma grande ajuda para minha comunidade”, disse o aluno, Antônio Pimenta da Paróquia Santo Antônio de Paratinga, ao final da celebração da Missa.

Em síntese, oportunamente nesse Ano do Laicato, a Escola Diocesana tem por objetivo principal oferecer aos fiéis leigos e leigas uma formação permanente e consciente que os ajudem a viver o amadurecimento contínuo da própria fé, da consciência, da liberdade e da capacidade de exercer o discipulado e a missão cristã na Igreja e no mundo.

Texto – Heber Pedroso