Missa dos Quilombos marca o início da Semana da Consciência Negra em Bom Jesus da Lapa

0
564

Neste domingo(18) aconteceu na comunidade quilombola de Bebedouro a terceira missa que reúne diversas comunidades quilombolas da região de Bom Jesus da Lapa. Este ano também teve a presença de um grupo quilombola do Estado do Espírito Santo que vieram partilhar a vida e agradecer também a Deus por tantas maravilhas.


A celebração é um grande momento de refletir a vida, agradecer e suplicar força para as lutas. Na homilia, Pe. Marcos, Missionário Redentorista, e que tem acompanhado as comunidades quilombolas afirmou: “Deus sempre caminhou com seu povo. Precisamos cultival algo especial em nosso coração: Esperança. É ela que nos faz acreditar que não estamos sós e que existe algo melhor preparado por Deus. Luta e resistência fazem parte do caminho do deserto até a terra prometida”, frisou.


Foi possível perceber nos olhares e sorrisos a alegria dos que ali estavam. Os cantos, as danças, a ornamentação do espaço traziam viva a memória da história do povo negro.
Juntamente com a Secretaria de Igualdade Racial, lideranças e cada quilombola das comunidades, a Igreja vem buscando caminhar junto com os pés nas estradas do povo. O religioso ainda acrescentou: “Nós, Redentoristas, há poucas semanas escolhemos as prioridades para nossa missão para os anos de 2019-2022 e entre elas está o trabalho com os afrodescendentes.


A primeira missa aconteceu no Araçá/Cariacá-2016. A segunda no Rio das Rãs, Brasileira, em 2017. E esse ano em Bebedouro.


Essa celebração sempre acontece na semana da Consciência negra, e além das comunidades quilombolas pertencentes ao território da Paróquia S. João Batista outras também participam deste momento singular de expressão da fé quilombola.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here