Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Comunidade Santa Luzia de Barra do Riacho celebra festa de sua padroeira

No último dia 13, a Comunidade de Barra do Riacho da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Feira Mata celebrou com grande alegria e festa, sua padroeira, Senhora Santa Luzia, assim como é chamada pelos devotos do lugar.

A celebração foi realizada pela manhã na Capela e contou com grande participação de fiéis e devotos da comunidade local, da cidade e das comunidades vizinhas: Itapicuru, Aldeia, Poção e Várzea da Cruz.
O majestoso e florido Flamboyant plantado em frente à Capela se revestiu da cor do martírio (vermelho) e parecia dar as boas vindas ao povo que ali chegava para celebrar a festa de Santa Luzia. Antes do início da Celebração foi contado um pouco da história de vida de Santa Luzia, do seu martírio e realizado um momento de catequese sobre a devoção e veneração aos Santos e Santas.

Na oportunidade, pessoas que viram a comunidade de Barra do Riacho nascer contaram sobre o início da caminhada eclesial e da devoção à Santa Luzia naquela região. A Capela da comunidade tem 8 anos de construída, mas a história de fé e devoção a S. Luzia já perpassa mais de 50 anos de jornada, desde o início, muitos foram os encontros para rezar, missas uma vez a cada ano, benditos de louvação e ladainhas, que reuniam a comunidade nascente nas poucas casas ou mesmo debaixo de árvores. Assim, a semente do Evangelho foi lançada e hoje os muitos frutos desse trabalho de evangelização e missão são colhidos e lembrados com muito orgulho pela comunidade.

A temática da festa 2018 refletiu sobre o testemunho de S. Luzia como aquela que aponta o Cristo Jesus. Assumindo o compromisso na construção do Reino de Deus, na prática do amor, no testemunho de vida e na fidelidade a Nosso Senhor. “O que escutais aos ouvidos pregai-o sobre os telhados. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Pois, aquele que me testemunhar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt. 10, 27-28; 32). Esse foi o exemplo de S. Luzia, virgem e mártir, a vivência do amor e da fidelidade, capaz de entregar a própria vida testemunhando Jesus diante dos homens, acolhida por Deus na glória dos Santos e Santas: “Adoro a um só Deus verdadeiro e a Ele prometi amor e fidelidade” (S. Luzia). Assim foi a celebração, marcada pela animação e pela fé dos fiéis devotos, que cantaram e celebraram a Palavra. “Bendito louvado seja lá no céu tanta alegria, espelho da virgindade, senhora Santa Luzia” foi o bendito de louvação cantado pelo povo à senhora Santa Luzia. Como prece elevada ao coração do nosso Bom Deus pela sua santa intercessão.

A caminhada continua e para o ano, com a graça de nosso Deus estaremos novamente reunidos para celebrarmos o Cristo Salvador, que em Santa Luzia foi testemunhado entregando-se por completa à causa do Reino de Deus. Viva à senhora Santa Luzia e os fiéis devotos! Viva a Comunidade de Barra do Riacho e viva Nosso Senhor Jesus Cristo, que caminha conosco e se faz presente na vida de nossa gente e de nossas Comunidades!

Texto – Diác. Heber Pedroso.