Escola Bíblico – Catequética realiza terceira etapa da formação de catequistas em Feira de Santana

A catequese é um ato essencial eclesiástico, um processo formativo, sistemático, progressivo e permanente da educação da fé. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica a catequese é “o conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus”.

Aconteceu entre os dias 20 a 26 de Janeiro, na Escola Bíblico – Catequética Dom Jairo Ruy Matos da Silva, em Feira de Santana (BA), o Encontro do Módulo III para Formação de Catequistas do Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe. Inspirado na passagem bíblica e também lema da Escola: “Dá-nos um pouco da tua água” (Jó. 4, 7), o encontro, que há onze anos promove a formação dos agentes da pastoral responsáveis pela catequese, teve como missão implantar o conceito da iniciação à vida comunitária, à liturgia e ao compromisso com o Evangelho, para que os catequistas se tornem verdadeiros discípulos missionários, e assim, sejam bons facilitadores de seus catequisandos ao encontro do mestre Jesus.

Durante o encontro foi estudado o Módulo III – Purificação e Iluminação, abordando a importância da catequese e da liturgia caminharem em sintonia para que as celebrações se tornem momentos repletos de interiorização, de adoração, e de abertura da alma e do coração.  Os participantes foram introduzidos num real encontro com Cristo, para que possam levar aos catequisandos o principio de que a liturgia é a escola de fé: “nascemos para a fé e alimentamos” (SC 14); e que a catequese é o momento de iniciação à vida litúrgica, direcionando a imagem de que Deus ama, acolhe, perdoa, sustenta e fala ao coração.

O momento de formação que reuniu leigos, religiosos e sacerdotes, contou com estudos, reflexões, partilhas de vida, dinâmicas e celebrações, orientando os agentes da catequese a desempenhar de forma eficaz a ação bíblico-catequética, buscando direções para o acompanhamento do itinerário da fé de crianças, jovens e adultos nas dioceses e comunidades. O encontro foi encerrado no Sábado, dia 26, com um momento de partilha e orações, e logo após foi realizada a celebração de envio de cada catequista à suas missões.

Diácono Erberson, Dom Armando Bucciol e Diácono Adriano Bonfim

Texto: Diác. Erberson e Glaucia (Pascom)           –            Imagens: Diác. Erberson