Paróquia de Côcos reúne grande número de fiéis devotos para celebração de São Sebastião

No último domingo, 20, os fiéis devotos de São Sebastião celebraram o encerramento dos festejos do padroeiro da cidade de Côcos. Foram dias de um grande retiro da comunidade paroquial, com celebrações e momentos de reflexões em torno da temática central escolhida para o festejo 2019: “Ide e reconstrói a minha Casa”. Convidando a todos  a (re)construírem uma Igreja discípula e missionária, tendo em vista, uma sociedade mais fraterna, justa e voltada para o resgate dos valores da família.
De acordo com o Pároco, Pe. Jocélio Martins, o tema desse ano surgiu de uma reflexão sobre o contexto da reforma da Igreja Matriz da Paróquia Côcos. Aonde lhe veio a imagem de São Francisco de Assis em diálogo com o Crucificado, ouvindo d’Ele um pedido em que dizia: “Vai, reconstrói a minha Igreja”. E a partir desse pedido, São Francisco de Assis começou sua profunda ação evangelizadora, buscando irmãos/ãs, formando uma fraternidade missionária e ajudando na renovação/reconstrução da Igreja de Cristo. Dessa visão nasceu então o tema da festa com o intuito de proporcionar aos fiéis a renovação da fé, da generosidade, da partilha e dos valores familiares.

Os festejos tiveram início no último dia 10, com a benção e levantamento do mastro de São Sebastião, e no dia seguinte foi dado início à novena com Missas diárias, encerrando-se no dia 19, sábado. O ponto culminante da festa ocorreu no domingo, 20, dia de São Sebastião, onde no cair da tarde, foi celebrada a Missa Solene no ginásio de esportes da cidade. Este ano presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, natural de Côcos. Que deixou uma mensagem de fé e esperança na reconstrução de uma Igreja viva e em saída, comunidade de fé e lugar de encontro com os irmãos. Na oportunidade. Dom Walmor manifestou seu sentimento de grande alegria e emoção por retornar à sua terra natal e poder celebrar com seu povo, a festa do seu excelso padroeiro, o glorioso São Sebastião. Logo após a Missa foi realizada uma grande procissão luminosa, com grande participação dos fiéis, encerrando-se defronte à Igreja Matriz.
Durante os dez dias da festa de São Sebastião, os devotos puderam vivenciar momentos de fé, alegria e gratidão, esperançosos de que o Santo Soldado venha interceder para que, o ano que se inicia seja repleto de paz e de dias melhores. Rogai por nós São Sebastião, para se sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém! Viva nosso Senhor Jesus Cristo, o mártir dos mártires! E viva o nosso Santo padroeiro, nosso mártir guerreiro, São Sebastião!

Texto: Diác. Héber e Gláucia (Pascom) – Imagens: Pascom Paróq. São Sebastião