Ano Vocacional Diocesano 2019

O ato de proclamar o Ano Vocacional Diocesano tem suas raízes bíblicas na tradição hebraica dos anos jubilares, advindo de que a vocação é o apelo do coração do Senhor em busca de uma resposta generosa por parte dos seres humanos. Diante desse contexto, a Diocese de Bom Jesus da Lapa vem se preparando nas últimas semanas para dar início ao Ano Vocacional Diocesano – 2019, ato que terá sua cerimônia de abertura realizada no dia 24 de fevereiro às 09h00min, na Catedral Nossa Senhora do Carmo em Bom Jesus da Lapa, e contará com a participação de sacerdotes, seminaristas, fiéis e leigos de todas as paróquias componentes da diocese.

Com o tema “Vocação e Discernimento”, e com o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4), o Ano Vocacional Diocesano de 2019, segundo Dom João Santos Cardoso (Bispo Diocesano), tem por objetivo “incrementar uma Cultura Vocacional na Diocese e, em vista desta meta, despertar, sensibilizar, incentivar, animar, valorizar e rezar pelas vocações religiosas, sacerdotais e laicais”. Portanto, para essa finalidade, faz-se necessária a introdução, valorização e o estimulo à pratica da oração pelas vocações durante as santas missas, os eventos, as reuniões, os encontros e movimentos em todas as paroquias da Diocese de Bom Jesus da Lapa.

É preciso enfatizar que a temática norteadora do percurso reflexivo do período vocacional deste ano, está em consonância com a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Juventude, Vocação e Discernimento” do Papa Francisco, documento o qual, também serviu de inspiração para o IV Congresso Vocacional do Brasil, que será realizado na cidade de Aparecida em setembro deste ano. No tocante, o Papa afirmou, em sua mensagem para o 55º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES (2018), que o chamado do Senhor não possui a evidência própria como ocorre com muitas coisas que se pode ouvir, ver ou tocar na experiência cotidiana. Assim sendo, para responder o chamado de Deus é necessário estar atento e cultivar, através da oração, a escuta da Palavra, pedindo ao Senhor a indicação do caminho a seguir.

Em entrevista, o Seminarista Leonardo Oliveira, Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional, declarou que “A vocação fundamental do homem é a santidade, e para essa se ordena todas as especificidades vocacionais: matrimonial, sacerdotal, religiosa e laical. Aquele que acolhe com alegria o projeto de amor do Senhor experimenta uma alegria reconfortante capaz de superar toda forma de realização pessoal meramente humana, e isto ocorre porque o desejo de plenitude e realização existencial da humanidade passa necessariamente pela escuta e adesão à Vontade Divina”. O Seminarista roga ao Bom Jesus por intercessão da Virgem do Carmo para que a diocese viva, durante esse período, um tempo frutuoso do despertar vocacional.

O desejo do Bispo da Diocese, Dom João Cardoso, é de que este ano revigore as vocações, oferecendo principalmente aos jovens uma preciosa ocasião para discernirem a própria vocação através da escuta da voz do Senhor, e que assim, possam responder ao chamado de Pai com alegria, confiança e plena disponibilidade.

Texto: Glaucia Santos / Seminarista Leonardo Oliveira