Diocese de Bom Jesus da Lapa promove Capacitação para Secretários Paroquiais

Refletindo sobre a importância da função dos Secretários Paroquiais como responsáveis pela organização das paróquias e pelo contato direto com os fiéis e religiosos, a Diocese de Bom Jesus da Lapa realizou na última Sexta-Feira, dia 22, uma capacitação focada nesses profissionais. O evento ocorreu no CTL de Bom Jesus da Lapa, e visou um momento de treinamento técnico com toda equipe de secretariado de diversas cidades e paróquias da diocese, bem como, motiva-los na realização das suas funções, afinal, a vida da Igreja passa pela Secretaria Paroquial e deve ser vista com atenção.

A proposta buscou promover um momento de encontro e uma rica troca de experiências entre os envolvidos com os serviços de secretariado e com a acolhida dos fiéis, de forma a desenvolver e aprimorar questões relacionadas ao dia-a-dia das secretarias e alinhá-los às questões administrativas e financeiras, com base na gestão eclesial, e com foco na excelência do atendimento acolhedor voltado para a aplicação prática em benefício da comunidade.

A capacitação teve inicio com uma Oração realizada pelo Diácono Heber Rocha, e logo após o Bispo Diocesano, Dom João Cardoso, fez uma breve explanação sobre o valor da ética no ambiente de trabalho eclesiástico. E para finalizar a parte da manhã, os secretários também foram instruídos sobre a Contabilidade das paroquias pelo Contador da Diocese, Sr. Ocimar Santos Paz. Á tarde, o Seminarista Vanucio Moura, coordenador do curso, apresentou sobre a importância do atendimento acolhedor e eficiente na Secretaria Paroquial, e também explicou sobre como preencher Documentos Canônicos, relatórios e formulários, e como gerir o Sistema Eletrônico de Informações da diocese.

Durante a capacitação foi abordado também sobre a importância de quem trabalha numa Secretaria Paroquial ter facilidade e gosto para trabalhar com o público, pois boa parte do trabalho da secretaria se dá no atendimento as pessoas. Fazendo-se necessário, também, um bom espírito de acolhimento, bem como a sensibilidade de entender os diversos motivos que trazem as pessoas a frequentar uma secretaria paroquial. Além disso, é importante as qualidades profissionais, que passam pelo entendimento de informática e conhecimento das particularidades do trabalho, a ser uma pessoa organizada e que tenha capacidade de dialogar com clareza e objetividade, fazendo jus à origem do termo Secretário Paroquial, ou seja, uma pessoa serena e muito sóbria naquilo que diz e faz.

Texto: Glaucia Santos                 Imagens: Fernando Abreu