Dom João realiza Visita Pastoral à Paróquia São Gonçalo do Amarante na cidade de Serra Dourada – BA

A Visita Pastoral é um meio para o Bispo Diocesano estar mais presente no meio do seu rebanho exercendo seu ministério pastoral e de velar pelo bom andamento da ação evangelizadora. Segundo o Código de Direito Canônico (Cân. 396), “o Bispo está obrigado a visitar todos os anos a diocese no todo ou em parte, de tal modo que ao menos de cinco em cinco anos visite toda a Diocese por si ou, se estiver legitimamente impedido, pelo Bispo coadjutor, ou pelo auxiliar, ou pelo Vigário geral ou episcopal, ou por um outro presbítero”.

Geralmente, o Bispo sempre se faz presente nas paróquias de forma quotidiana, nas Confirmações, Festas de padroeiros e demais comemorações. Porém, a Visita Pastoral é um momento especial de encontro do pastor com o seu rebanho, como elo de comunhão e unidade entre todas as paróquias e regiões pastorais.

Partindo desse alicerce, durantes os dias 14 a 17 do mês corrente, o Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso, concretizando seu ministério apostólico de ser fundamento da comunhão visível da Igreja, assegurando e confirmando a fé do povo a ele confiado, esteve em Visita Pastoral na Paróquia São Gonçalo do Amarante, na cidade de Serra Dourada, Bahia.

No decorrer da sua visita, Dom João viveu de forma mais próxima o mandamento do Senhor de apascentar o povo de Deus que lhe foi confiado, se reunindo com o pároco e conselhos paroquiais para verificar os arquivos e questões administrativas da Paróquia.

Durante os quatro dias que passou na paróquia em Serra Dourada, o Bispo visitou idosos e enfermos, esteve presente em algumas comunidades do perímetro urbano (Tamboril, Veredinha, Conjunto Habitacional, Serra Douradinha, Passagem, e Auto da Colina) e da área rural (Porteiras de Serra Dourada, Fundão, Riachão, Atoleiro, Morrinhos, Lagoa Seca, Várzea de Baixo, Tiririca I, Feirinha, Charco, Brejo do Arroz, Torradas, Bom Sucesso, Porteiras de Santa Cruz, Boqueirão, Pindoba, Barreiro Grande, Lagoa da Lora, Jacu, Lagoa da Onça, Canafístula do Michila, Larga, Lagoa do Rufino, Traíras, Canafístula, Alagoinhas, Damásio, Montes dos Negros, e Poço do Juá). Por onde passou, o bom pastor foi recebido com muita exultação e acolheu a todos com sua alegria, mansidão e benevolência. Ouviu com atenção as histórias da criação de cada comunidade e recebeu das mesmas os relatórios sobre o andamento pastoral de sua caminhada. Em todas as comunidades visitadas, Dom João falou sobre a importância e abertura do Ano Vocacional Diocesano, finalizando sempre com orações de bênçãos sobre as pessoas, sobre o lugar e objetos de devoções levados pelos fiéis.

Dom João visitou a Secretaria Paroquial e analisou os livros e arquivos. Com o Conselho Econômico, teve acesso às questões administrativas. Com o Conselho de Pastoral, catequistas, coordenadores de pastorais e movimentos eclesiais, o bispo escutou sobre a participação dos fieis leigos na ação evangelizadora, ressaltando o protagonismo e corresponsabilidade dos leigos na missão.

Todas as noites houve celebrações eucarísticas presididas pelo Bispo Diocesano. No dia 14 de fevereiro, a Santa Missa foi celebrada na Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante em Serra Dourada. No dia seguinte, a celebração foi realizada na Capela da comunidade de Boqueirão. No terceiro dia, houve celebração na comunidade de Traíras e, no último dia, a Santa Missa de encerramento da visita pastoral aconteceu na comunidade de Poço Juá.

Este momento especial serviu para fortalecer a comunhão entre o pastor e o seu rebanho que está na Paróquia de São Gonçalo de Amarante. A avaliação de Dom João é muita positiva, destacando, especialmente, o dinamismo pastoral e missionário da paróquia. Houve grande mobilização dos fieis das comunidades e da sede paroquial. Os encontros e visitas nas comunidades foram marcados pela receptividade, hospitalidade e grande número de católicos.

Texto: Glaucia Santos                             Imagens: Sávio Soares / Seminarista Leonardo