Dom João Cardoso prega em retiro do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Das Vitórias

Realizou-se nos dia 02 a 04 de março, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Vitória da Conquista – BA, o retiro dos Seminaristas da etapa filosófica, das Dioceses de Bom Jesus da Lapa, Caetité, Jequié, Livramento de Nossa Senhora e Vitória da Conquista, Dioceses que constituem a Província Eclesiástica.

Bispo Diocesano Dom João Cardoso

O retiro foi pregado por Dom João Cardoso, Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa, e teve como tema “Vocação e Santidade”. Realizado anualmente, o evento consiste em preparar os seminaristas para bem viverem o ano que se inicia e também o tempo Quaresmal. O Bispo utilizou como textos base para a sua pregação a Sagrada Escritura, as encíclicas do Papa Francisco Gaudete et Exsultate, Amoris Laetitia, Evangelii Gaudium e Ratio Fundamentalis, a mensagem do Pontífice para o 55º dia mundial de oração pelas vocações e algumas reflexões sobre a vida ascética dos Padres do Deserto, salientando que a primeira vocação do Cristão é ser Santo, vocação esta que os Seminaristas irão viver no sacerdócio.

Seminaristas da Diocese de Bom Jesus da Lapa

Na ocasião, em especial, Dom João se reuniu com os seminaristas da sua Diocese, e estes puderam partilhar com o Bispo suas expectativas e anseios para o novo ano no seminário. O Bispo também apresentou o Anuário Diocesano aos seus seminaristas, dando ênfase ao Ano Vocacional celebrado pela Diocese.

Seminaristas da Província Eclesiástica

O retiro foi encerrado com a celebração da Santa Missa na Capela do Seminário, quando Dom João reforçou sobre o despojamento e a doação total a Cristo, para assim poder responder ao chamado à santidade.

Texto de Juliano Neres e Gilvan Macedo.