Escola Diocesana realiza aula inaugural da Formação Teológica e Pastoral com a presença de Dom João Cardoso

No último final de semana, a Escola Diocesana de Formação Teológica e Pastoral deu inicio ás aulas do período de 2019. Os encontros serão realizados no CTL de Bom Jesus da Lapa e acontecerão mensalmente, em um final de semana de cada mês, com previsão para encerramento em novembro do ano corrente. Com o tema “Conhecerei a verdade e ela vos libertará” (Jo 8:32), o curso que conta com cinquenta e cinco participantes inscritos das diversas cidades e paroquias da Diocese, tem a expectativa de oferecer aos fieis leigos uma formação cristã permanente e consciente, os conduzindo à Verdade que liberta e tornando-os discípulos e missionários de Jesus.

A aula inaugural foi realizada no dia 16, às 9h00, pelo Bispo, Dom João Cardoso, que fez uma breve explanação sobre a importância da Formação Teológica para a Igreja e seus membros, e sobre as perspectivas para o curso neste ano, levando os participantes a discutirem e perguntarem sobre assuntos da igreja e atualidades. Ainda no Sábado, foi realizado o Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2019 – Fraternidade e Politicas Públicas, apresentado pelo Padre Rosivaldo e pelos Coordenadores da Comissão Pastoral da Terra, que promoveram momentos dinâmicos em grupo e uma mesa redonda, com participação de convidados, sobre o tema principal.

No Domingo, o Padre Rosivaldo realizou a introdução á Formação Bíblica, apresentando aos alunos realidades do contexto bíblico de forma simples, dinâmica e objetiva. E o Diácono Héber, coordenador do curso, explicou sobre a importância da preparação e meditação para realizar a Lectio Divina, abrindo espaço para questionamentos e exposição das opiniões dos participantes.

O primeiro final de semana do curso teve grande aceitação dos alunos, com participação de quase todos os inscritos. Alguns relataram que a experiência foi de grande aprendizagem intectual e espiritual, e que esperam aprender ainda mais nos próximos encontros para que, além de alcançarem o amadurecimento na fé, possam compartilhar desse conhecimento em suas comunidades e contribuir para a melhoria das paróquias em que estão inseridos.

Texto/Imagens: Glaucia Santos – Pascom