Paróquias de São Sebastião e Sagrado Coração de Jesus realizam seminário sobre C.F. 2019

No último sábado, 9, as paróquias de Feira da Mata e Cocos realizaram um seminário de aprofundamento da C.F. 2019. O seminário foi realizado no Centro de Pastoral da Paróquia São Sebastião de Cocos e contou com a participação de fieis e lideranças pastorais das duas paróquias, Feira da Mata e Cocos. Assim como, de representações do poder público, de membros da sociedade civil organizada e de outras denominações religiosas.

O Seminário contou com a assessoria da equipe da Comissão Pastoral da Terra – Diocese de Bom Jesus da Lapa, que dinamizou a atividade e apresentou os principais pontos da C.F promovendo um rico debate, tendo em vista, a elaboração de compromissos e ações dentro das propostas da CF. Inicialmente foi apresentada toda a dinâmica da Campanha e posteriormente formou-se uma mesa de exposição composta por representações da sociedade civil organizada, poder público e represente de outras denominações religiosas de cunho cristão. Cada representação apresentou de forma objetiva, as diversas políticas públicas desenvolvidas em caráter específico conforme cada entidade, grupo ou órgão representado. Abrindo para a intervenção dos participantes, que puderam questionar e propor questões de ampliação e acesso às diversas políticas públicas desenvolvidas nos dois municípios.

Em meio a um cenário político conjuntural na eminência da perca direitos básicos, a C.F. 2019 torna-se um debate necessário e desafiador. A realização desse Seminário pôde revelar o quanto nossa gente precisa cada vez mais se organizar em caráter de urgência, debate e preocupação essa, que deve ir além de credos religioso e divergências político partidário. Pois, o projeto de Deus se edifica no direito e na justiça, grito profético de libertação que ecoa nas periferias e becos de nossas cidades, nos corredores e filas de hospitais, nos carreiros e estradas de tantos roçados. Grito de dor e sofrimento de tantos irmãos e irmãs silenciados pela corrupção e pelo descaso, encangados e pisoteados pelos grandes e poderosos desse mundo. Eis a esperança: “serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

Texto – Diác. Heber Pedroso.