Dois seminaristas da Diocese de Bom Jesus da Lapa são instituídos leitores da Santa Igreja

Marcos Tavares, Dom João e Francisco Helvídio

Os Seminaristas Francisco Helvídio e Marcos Tavares foram instituídos por Dom João Cardoso, na última quarta-feira, dia 3 de março, como leitores da Santa Igreja Católica. A celebração Eucarística aconteceu na Capela Central do Seminário São João Maria Vianney em Salvador. Este momento é importante na caminhada dos seminaristas que se preparam para a Ordenação Presbiteral.

Recebendo este Ministério especial dentre o Povo de Deus, é delegado ao serviço da fé que se fundamenta na Palavra de Deus. Proclame a Palavra na Assembleia Litúrgica, instrua na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os Sacramentos. Anuncie a Boa Nova da Salvação a todos os que ainda ignoram. Anunciando aos outros a Palavra Divina, sejam também dócil ao Espírito Santo, recebendo-a de coração aberto e meditando-a, assiduamente, afim de amá-la cada vez mais. Manifeste por sua vida Jesus Cristo, nosso Salvador. (Cf. Ritual de Instituição de Leitor).

Estavam presentes na celebração o Reitor do Seminário Pe. Gil André, Pe. Rutinaldo, Pe. Josuel ambos formadores do Seminário, Pe. Adilton Lopes, coordenador do Curso de Teologia da Católica, Frei Jorge Rocha, professor, Diácono, Irmãs da Vida Religiosa Consagrada, Frades Capuchinhos, Monge Beneditino, Seminaristas residentes e leigos vindos de algumas Paróquias.

Receber os Ministérios neste processo vocacional significa mais um passo dado rumo à Ordenação Diaconal, e depois Presbiteral. Com a alegria de servir a Igreja, os irmãos e irmãs, e de modo especial os mais necessitados, nossos jovens Seminaristas pedem nossas orações, como novos Ministros Instituídos, e por todos os demais que também caminham com confiança e fé, para que cada etapa concluída seja um sinal de Deus a confirmar esse chamado ao sacerdócio que ecoa em seus corações.