Coordenação Diocesana da PMA visita Grupos de Base, no 1º semestre de 2019.

A Pastoral do Meio Ambiente, que nasceu em nossa diocese no dia 02 de abril de 2016, na cidade de Santa Maria da Vitória, ainda é uma “pequena criança”. Como tal, já deu seus primeiros passos e vem a cada dia firmando seu caminhar.

Assim, em 16 de fevereiro, na cidade de Santa Maria da Vitória, ocorreu a 1ª Reunião Ampliada da PMA do ano 2019. Na ocasião, a coordenação percebeu a necessidade de se reaproximar dos Grupos de Base, pois alguns ficaram enfraquecidos e outros ainda necessitam ser implantados. Foi então definido um calendário de visitas para o 1º semestre do ano atual, a fim de contemplar alguns municípios. As visitas foram realizadas a contento e uma breve partilha dessas experiências foi feita por ocasião da 2ª Reunião Ampliada, ocorrida em 22 de junho, conforme segue.

Visita ao Grupo de Base de Canápolis

Em Canápolis, a visita aconteceu no dia 30 de março. O Grupo de Base existente é composto exclusivamente pelos agentes das comunidades rurais, não havendo ainda representação na sede do município, o que gera dificuldade de articulação e se reflete em certa fragilidade, pelo número reduzido de agentes. Contudo, o coordenador Joêmio Batista tem se empenhado para seguir articulando as reuniões e ações, algumas delas em parceria com o Grupo de Base de Santana.

Visita ao grupo de base de Coribe

Em Coribe, a visita aconteceu no dia 06 de abril. O coordenador José Joaquim, mais conhecido pelo seu apelido “Zé de Beleza”, apresentou um Grupo de Base que ainda está pequeno e restrito à comunidade Colônia do Formoso. Para auxilia-los, a equipe diocesana percebeu a necessidade de nova visita, para o 2º semestre, como oportunidade para fortalecer a PMA na comunidade, de onde poderá se expandir às demais do município e à sua sede.

Visita ao grupo de base de Feira da Mata

Em Feira da Mata, a visita aconteceu no dia 13 de abril, com o objetivo de apresentar a PMA à comunidade, a fim de implanta-la naquele município. A coordenação diocesana contou com o apoio de Hidazélia Macedo e Wim Rocha, que realizaram fundamental trabalho de articulação junto às comunidades, convidando pessoas bem-dispostas para acolher a PMA e assumir a causa das ações pelo meio ambiente. Muitos desses novos agentes já estão engajados na Pastoral da Criança ou PJMP. Atualmente o Grupo de Base já está estruturado, tendo Evandro Idalino como coordenador. A equipe diocesana da PMA planeja nova visita no 2º semestre, para apoio e contato com os novos agentes.

Visita ao grupo de base de Carinhanha

Em Carinhanha, a visita aconteceu no dia 25 de maio, com o objetivo de animar e implantar a PMA naquele município. O encontro foi muito bem articulado por Elgina Rocha, João Gonçalves e Anderson Dias, que iniciou o encontro com um momento orante muito marcante. O encontro contou ainda com jovens da PJMP e de representantes das comunidades. Ao término, o grupo mostrou-se animado e disposto a se estruturar como Grupo de Base, em reunião posterior. Lucas Chaves, da Canabrava, saiu desse encontro muito motivado e já começou a organizar uma extensão do Grupo de Base, tendo já sido promovida uma ação de recolhimento do lixo das ruas de sua comunidade. A equipe diocesana da PMA planeja nova visita, neste segundo semestre.

A experiência dessas visitas tem fornecido à Coordenação diocesana da PMA a convicção de que é importante estar perto uns dos outros, que é necessário “ir ao encontro”. As reuniões ampliadas são importantes para traçar metas gerais, mas é fundamental a observação das distintas realidades locais, algumas carentes de apoio paroquial, outras mais fortalecidas e melhores articuladas.

Dessa maneira, enquanto “pequena criança”, e até quando a PMA for adulta, importa a convicção: “Ninguém solta a mão de ninguém”. Nisso está o sentido do coletivo e, numa estrutura da Igreja, o sentido de ser pastoral.

Texto: Abeltânia Santos e Peterson Rodrigues (PMA diocesana)

Fotos: Arquivo da PMA