Paróquia Senhora Sant’Ana celebra festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A Paróquia Senhora Sant’Ana realizou no último Domingo, dia 01 de setembro de 2019, a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na cidade de Santana – Ba. Os festejos tiveram inicio no dia 23 de agosto com o novenário da padroeira, onde, durante nove dias os devotos e fiéis rezaram o Ofício de Nossa Senhora às 12h e participaram da Santa Missa às 19h, finalizando a novena no dia 31 de agosto. O desfecho da festa aconteceu dia 01 de setembro com a alvorada às 06h seguida da oração da manhã, e o encerramento foi às 18h com a procissão sequenciada da celebração da Santa Missa.

A festa teve como tema: “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mãe das vocações”. Na oportunidade, o pároco, Pe. José Elealdo Mota, disse em sua homilia que: “Falar de Maria, é falar de alguém que se deixou transbordar da graça, do serviço, da doação, da obediência a Deus, nosso Pai. Por isso o anjo a saudou como ‘Ave, Cheia de Graça! Ó, mulher de Deus! Toda de Deus! Serva de Deus’. Então, a primeira característica de Maria, celebrando hoje sua festa, como modelo e como mãe das vocações, é da mulher transbordante de Deus. Essa Mulher que ouviu o Senhor, se colocando a voz de Deus no seu seguimento, na sua obediência, e no seu serviço. Por isso ela exclamou: ‘Eis a escrava do Senhor!; Eis a serva do Senhor!’”.

Padre José Elealdo, completou, dizendo ainda outra característica de Maria como serva de Deus:  mulher entregue totalmente ao serviço da missão de apresentar e apontar para a humanidade o caminho do seu Filho, Jesus Cristo, o Salvador. Pois são para Ele todas as vocações, todos os chamados, e todas as vidas. O pároco finalizou, explicando que, por assumir a sua vocação e seu chamado, Maria se torna modelo de humildade e generosidade para todos nós, seus filhos e filhas.

Histórico da Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Paróquia Senhora Sant’Ana

A devoção e novena em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Paroquia Senhora Sant’Ana teve início na residência de “Nezinho Sacristão”, situada na Praça da Bandeira na cidade de Santana na Bahia. Os fiéis reuniam-se em oração em frete a casa do devoto durante a novena, e no dia da festa seguiam em procissão para a Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana onde era celebrada a Santa Missa.

Com o passar dos tempos, o Sr. Nezinho resolveu fazer uma capela que foi construída em um terreno de sua propriedade. Os devotos contribuíram com doações e serviços, de acordo com a possibilidade de cada um, e no primeiro Domingo do mês de setembro de 1942 a capela ficou pronta e foi inaugurada, estabelecendo este dia como referência para as comemorações em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na comunidade.  Alguns anos depois, o Sr. Nezinho comentou que seu desejo, graças à ajuda dos devotos, teria se cumprido. E naquela época transferiu a capela para a Paróquia Senhora Sant’Ana. Mesmo assim, continuou tomando conta das festividades até quando veio a falecer em 30/12/1971.

Após o falecimento do Sr. Nezinho, que Dona Lia, sua esposa deu continuidade aos festejos conforme pedido do Monsenhor Félix . Dona Lia trabalhou 41 anos, incansavelmente, contando com a ajuda dos filhos, propagando essa devoção com o apoio da Paróquia. Aos 87 anos ela transferiu a responsabilidade da realização do novenário e festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro à Paróquia Senhora Sant’Ana. Assim sendo, hoje a capela e os festejos ficam aos cuidados da Irmandade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro grupo atuante na Paróquia e conta com o auxílio dos filhos do casal Nezinho Sacristão e Dona Lia, percursores dessa belíssima devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Texto e Imagens: Pascom Senhora Sant’Ana