Missionárias da Áustria fazem intercâmbio pastoral na Diocese de Bom Jesus da Lapa

Caminhando Juntos “Um só coração, uma só alma” (At 4,32)

0
225

Entre os dias 24 de outubro e 26 de dezembro de 2019, a Diocese de Bom Jesus da Lapa tem a honra e alegria de receber a visita das missionárias Elisabeth Fritzl e Gabriele Holosch, da Diocese de Graz, na Áustria. A iniciativa desse intercâmbio pastoral é fruto da Fraternidade entre ambas as dioceses, que no mês de agosto deste ano, enviou dois missionários de nossa diocese – Leandra Bastos e Pe. Heber Pedroso, para um intercâmbio pastoral em Graz.

As missionárias Elisabeth e Gabriele foram acolhidas pela equipe brasileira que coordena os trabalhos da Fraternidade em nossa diocese, composta por padres, leigas e leigos. Na manhã de 24 de outubro, o bispo diocesano Dom João Santos Cardoso, padres, religiosas, representantes de pastorais e movimentos (CPT, PJMP, PMA, Catequese, Pastoral Familiar, ECC, Irmãs Vicentinas e da Misericórdia e Santuário) se reuniram na Capela da Cúria para um momento orante de acolhida e boas-vindas às visitantes.

 

As missionárias Elisabeth e Gabriele e o bispo Dom João Cardoso

As agendas das missionárias são intensas e distintas, a fim de permitir a maior inserção no meio eclesial e popular, para uma melhor troca de experiências.

A agenda de Elisabeth inclui a participação em encontros e atividades das diversas pastorais e movimentos religiosos em várias paróquias da diocese, além de visitas às obras sociais da diocese e do Santuário como Abrigo dos Pobres, Comunidade Terapêutica e várias ações missionárias nas comunidades rurais e na cidade, afim de conhecer a experiência da caminhada pastoral desta diocese com os seus êxitos e desafios.

A visita de Gabriele estará mais ligada ao trabalho desenvolvido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que atua há mais de 40 anos na diocese e tem como missão o apoio e assessoria social e pastoral aos camponeses e camponesas nas suas lutas e desafios por vida digna e plena. A agenda de Gabriele envolve visitas em áreas de assentamentos de reforma agrária, comunidades quilombolas nas margens do Rio São Francisco e comunidades tradicionais geraiseiras de Fundos e Fechos de Pasto que vivem no Cerrado dos diversos municípios da diocese, para perceber o trabalho de apoio a estas comunidades desenvolvido pela CPT.

A nossa diocese expressa imensa alegria de viver a graça desta Fraternidade interdiocesana entre Bom Jesus da Lapa e Graz e acredita que este intercâmbio de experiências será um momento precioso de aprendizado para ambas as partes. Que cada vez mais o laço da Fraternidade estará fortalecido, iluminados pela presença do Cristo Ressuscitado que caminha junto com seus apóstolos e resume em uma grande mensagem de amor que inspira esta União, expressa no Atos dos Apóstolos: “Um só coração, uma só alma”.

 

Texto: Abeltânia Santos (CPT Centro Oeste) e Peterson Rodrigues (Pastoral do Meio Ambiente)

Fotos: Arquivo pessoal

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here