PARÓQUIA SENHORA SANT’ANA RECEBE VISITA DA CRUZ MISSIONÁRIA

A Paróquia Senhora Sant’Ana realizou no dia  30/10(quarta-feira), a celebração de  encerramento da visita da Cruz Missionária em virtude Mês Missionário Extraordinário. Os grupos, os movimentos, as pastorais e os bairros reuniram-se em pontos da cidade e saíram em procissão às 19h, rezando o terço e indo em direção à Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro onde foi realizada a Santa Missa às 19h30min.

O Pe. Elealdo destacou a importância desta convocação realizada pelo Papa para o mês de outubro de 2019. Enfatizou a beleza do tema: “Batizados e enviados”, dizendo que todos são batizados e devem viver este batismo, assim estarão se esforçando para entrar pela porta estreita, como foi lido no Evangelho do dia (Lc 13,22-30). Destacou as atividades missionárias realizadas pelos grupos, pelos movimentos, pelas pastorais, pelos bairros e pelas comunidades do interior durante todo o mês de outubro, no qual também é celebrado o mês do Santo Rosário instituído pelo Papa Leão XIII.

A abertura do Mês Missionário Extraordinário (MME) na paróquia aconteceu no dia 05/10 às 8h na reunião mensal do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), na qual foi feito o repasse do estudo realizado do “Guia para o Mês Missionário Extraordinário”. Na oportunidade, foi entregue aos grupos, às pastorais, aos movimentos, aos bairros e às comunidades do interior, materiais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a realização dos encontros. O pároco orientou como deveriam ser realizados os encontros da novena missionária e o terço missionário, motivou a participação de todos no dia 26/10 (sábado) na acolhida da Cruz Missionária Peregrina, na ação missionária na comunidade do Ponto Certo e na realização da vigília do mês Missionário. Também destacou a importância da coleta missionária que tem como finalidade a evangelização, a animação e a cooperação missionária.

Durante todo o mês, grupos, pastorais, movimentos, bairros e comunidades do interior realizaram as atividades missionárias nas ruas, nas casas, nas praças, em vários lugares, rezando o Santo Terço em intenção dos continentes e realizaram, também, a novena missionária meditando textos dos Atos dos Apóstolos e dos testemunhos de missionários e de grupos missionários que vivem a Missio Ad Gentes, houve partilha de conhecimentos e experiências, motivando os irmãos a viverem o batismo pelo qual somos enviados a missão de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.

No dia 26/10, a paróquia acolheu a Cruz Missionária Peregrina que foi trazida pela paróquia São Miguel Arcanjo. Houve uma concentração dos grupos, dos movimentos, dos bairros, das pastorais e das comunidades do interior no Centro Administrativo de Formação (C.A.F.) às 8h. Após o café partilhado, saíram em procissão por algumas ruas da cidade levando a Cruz Missionária Peregrina e a Bandeira Missionária para a Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana onde foi realizado um momento de Espiritualidade. Nesse mesmo dia às 15h, o pároco, com um grupo de 35 missionários, realizou na comunidade Ponto Certo uma Ação Missionária. Houve a acolhida dos missionários pela comunidade, e o pároco realizou o envio e a instrução desses a partir da leitura do evangelho de Lc 10,1-9. O Pe. Elealdo e os missionários realizaram visitas às famílias, aos doentes e aos idosos, encerrando na capela com a celebração da palavra e conversa com a comunidade. À noite, das 19h30min à meia-noite, realizou-se, na Igreja Matriz, a Vigília Missionária. E no dia 27/10 às 8h no mesmos local, houve a missa de despedida da Cruz Missionária Peregrina a qual, em seguida, foi levada à paróquia Nossa Senhora da Glória.

Texto: Pascom senhora Sant’ana