Escola Diocesana de Teologia realiza última etapa de 2019 com certificação e Celebração Eucarística

Nos últimos dias 09 e 10 de novembro a Escola de Diocesana de Teologia encerrou suas atividades da etapa 2019. A última aula e a certificação aconteceram no CTL na cidade de Bom Jesus da Lapa e contou com a participação de alunos/as, professores, familiares e convidados especiais. Sábado, 09, aconteceu a última aula desse ano, com abordagem sobre oração e espiritualidade. Foi também realizada a solenidade de certificação e confraternização da turma, e no domingo, 10, acontenceu um momento de encontro e troca de experiência com a austríaca Elizabeth Fritzl, seguida da avalição da etapa 2019, culminando com a Celebração Eucarística de encerramento presidida pelo bispo diocesana, Dom João Cardoso.

Durante todo o sábado foi realizado um momento de formação sobre espiritualidade e oração assessorada pela Ir. Neuza. Que com a metodologia da Lectio Divina trabalhou a importância de uma vida de oração na formação de uma espiritualidade enraizada na Palavra.  Ainda no sábado à noite aconteceu a solenidade de certificação e confraternização da turma 2019. O momento contou com a presença dos familiares e amigos dos alunos/as, de religiosas, coordenação da Escola Diocesana e da representante da UNEB Campus de Bom Jesus da Lapa, a professora Sandra Thomaz. Momento celebrativo de muita emoção pelo ano decorrido e encerrado. Palavras de gratidão e testemunhos da experiência vivida marcaram a solenidade.

No domingo, 10, na primeira parte da manhã foi realizada uma troca de experiências/testemunhos entre os alunos/as da Escola Diocesana e a austríaca Elisabeth, que encontra-se em nossa diocese em intercambio para conhecer o trabalho e a missão do leigo/a na comunidade eclesial. O momento foi de um verdadeiro e frutuoso bate papo, onde os alunos puderam compartilhar sobre sua missão nas diversas comunidades eclesiais de base onde estão inseridos, assim como Elisabeth pôde contar como é o seu trabalho missionário na Diocese de Graz na Áustria. O momento foi seguido de uma avaliação da etapa 2019 da Escola, onde os alunos/as juntamente com toda coordenação avaliaram toda caminhada letiva no decorrer deste ano. Culminando com a Celebração Eucarística presidida por Dom João Cardoso, que destacou a importância da Escola Diocesana de Teologia na formação dos leigos e leigas na atuação na vida das diversas comunidades sendo testemunhas vivas do seu batismo na missão da Igreja.

Para o ano 2020 a Escola Diocesana prepara-se para um novo formato por meio da parceria com a UNEB, campus de Bom Jesus da Lapa. Importante passo e grande conquista de nossa Diocese, que com essa parceria amplia e fortalece cada vez mais esse grande instrumento de formação dos leigos e leigas de nossa Diocese. A etapa 2019 da Escola Diocesana formou 35 alunos/as, leigos e leigas das diversas paróquias e comunidades que formam a Diocese de Bom Jesus da Lapa. A experiência foi de muito aprendizado e bons ensinamentos, aprofundamento da Palavra de Deus, estudo da Doutrina da Igreja, formação humana e espiritual. Aprendizado que estes alunos levarão para a vida toda e multiplicarão em suas comunidades de base fortalecendo cada vez mais o processo de evangelização. A etapa 2019 se encerrou em clima de muita gratidão e saudade foram 09 meses de caminhada desconstruindo e reconstruindo o conhecimento. Período de uma verdadeira gestação de conhecimento, semente plantada que já estar a germinar na certeza dos bons frutos a serem colhidos.