Grupo de Base da PMA de Colônia do Formoso (Coribe) promove ação de limpeza das vias públicas e da margem Rio Formoso

0
142

O Grupo de Base da Pastoral do Meio Ambiente (PMA), de Colônia do Formoso, distrito de Coribe, promoveu uma ação de recolhimento de lixo nas vias públicas e margem do Rio Formoso, no último sábado, dia 09 de novembro de 2019. Esta ação contou com o apoio do CONDEMA, na pessoa do sr. Paulinho, presidente daquele Conselho.

Segundo José Joaquim, coordenador do Grupo de Base local, “A ação foi pensada para acontecer de maneira ecumênica.”. Assim, representantes do Grupo de Base, encabeçados por dona Mailde (Nena), visitaram diversas igrejas evangélicas, bem como movimentos e pastorais da Igreja Católica, escolas e outros estabelecimentos, convidando-os a participar dessa ação de limpeza. O objetivo foi conscientizar a população sobre a maneira adequada de cuidar do próprio lixo e, consequentemente, promover a sensibilização para o cuidado com a casa comum, por meio do zelo do espaço público, com suas ruas e margens do Rio Formoso.

Para essa ação de limpeza, atenderam ao chamado doze pessoas. Em Colônia do Formoso, o lixo é recolhido por um caminhão, a cada três dias. Mas em cada rua, entre terrenos baldios e calçadas, os missionários encheram de lixo uma caçamba. O volume de resíduos recolhido foi assustador e nos ofereceu uma ideia do quanto a população precisa ser educada e sensibilizada para o consumo adequado, bem como em saber destinar adequadamente os resíduos sólidos produzidos, pois o espaço público precisa ser zelado.

Em algumas ruas íngremes quase não foi encontrado lixo. Diante disso, dona Mailde (Nena) fez uma excelente observação: “A rua está limpa! Agora, precisamos saber se os moradores estão educados ou se a chuva de dias atrás levou todo o lixo para o rio Formoso, que está logo abaixo!”.

Segundo o sr. Paulinho, do CONDEMA, “Manter nosso ambiente limpo depende de cada um de nós. Queremos fazer essa mobilização. Não podemos parar por aqui. Esse foi o primeiro passo. Precisamos continuar a chamar outras pessoas! Precisamos de água limpa.”.

Que esta ação possa motivar outros Grupos de Base da PMA e suas diversas comunidades, e que o zelo pela nossa casa comum nos consuma (Jo 2,17).

 

Texto: Peterson Rodrigues (Coordenação da Pastoral do Meio Ambiente)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here