Aconteceu nos dia 13, 14 e 15 de dezembro na Paróquia Senhora Sant’Ana, o 8° Retiro do Chama Sant’Ana.

Nos dia 13, 14 e 15 de dezembro de 2019, aconteceu na Paróquia Senhora Sant’Ana na cidade de Santana/BA no Colégio Educandário Diocesano Sant’Ana (E.D.S.), o 8º Retiro do Chama Senhora Sant’Ana. Durante esses três dias, o encontro teve a presença do Diácono Leonardo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, e da Irmã Neuza da Congregação Mensageiras do Amor Divino a qual atua no Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade.

O retiro contou com 101 pessoas entre 17 a 35 anos, abrindo algumas exceções, que participaram do retiro os quais são chamados de “Chamistas”, todos de Santana. Durante os três dias, foram atendidos pela Ir. Neuza, psicóloga.

150 pessoas serviram neste 8º Chama, além dos jovens da Paróquia Senhora Sant’Ana, alguns jovens das seguintes paróquias: São Miguel Arcanjo – Canápolis (Chama São Miguel); São Gonçalo do Amarante – Serra Dourada (Chama São Gonçalo); São Francisco de Assis – São Félix do Coribe (Chama São Francisco) Santo Antônio – Paratinga (Chama Santo Antônio). E tiveram a assistência de 20 pais. E teve como coordenadores gerais Igor Alkmim, Douglas Rodrigues e Bruna Lizarda.

Na sexta-feira (13/12), houve um momento com o Diácono Leonardo.  No sábado (14/12), o pároco Pe. José Elealdo Mota atendeu confissões dos chamistas no horário da tarde, e as Irmãs da Congregação das Filhas de Nossa Senhora de Fátima tiveram um momento eles.

Durante os dias do retiro, alguns jovens acompanhados de membros de grupos, de movimentos e de pastorais da paróquia fizeram missões em quatro comunidades do interior da paróquia, reunindo com a juventude desses lugares em espécie de minirretiro. As comunidades foram: Umburana, Caraíbas, Cipó e Curral de Varas.

O 8º Chama Sant’Ana encerrou-se no domingo (15/12), com a Santa Missa na quadra poliesportiva do Educandário Diocesano Sant’Ana (E.D.S.) às 18h presidida pelo pároco Pe. José Elealdo de Oliveira Mota e a liturgia e animação litúrgica foi na responsabilidade do Chama Sant’Ana.

A respeito da experiência do 8º Chama, a coordenação expressou da seguinte forma: “O Senhor nos alcançou com sua infinita misericórdia, sua bondade, sua ternura! Ao encontrar Jesus e, nEle confiar, temos uma experiência de cura interior tão profunda que transbordamos de uma alegria que não é deste mundo, uma alegria “eterna”! O choro é consolado, o arrependimento é sincero, a fé é reavivada, a esperança é encontrada, o coração é abrasado, a vida é renovada! Somos impelidos a proclamar com certeza que “DEUS EXISTE” e agora também “eu existo”! É um Deus perto, Emanoel, Deus conosco, é de verdade, é a Verdade, é Jesus Cristo, nosso Redentor, nosso Salvador! Hoje, a gratidão ao Pai toma conta de nossos corações! Também por todos aqueles que foram instrumentos para que este retiro acontecesse: os participantes, as famílias, os servos, o Pe Elealdo, as freiras Filhas de Nossa Senhora de Fátima, os doadores, os intercessores, os de boa vontade e, em especial, as comunidades rurais: Caraíbas, Cipó, Curral de Varas e Umburana que nos acolheram. Confiamos cada um aos cuidados da maternal proteção da Santíssima Mãe de Deus e nossa mãe! Ela nos sustenta na obediência ao Pai, no amor ao Filho e na fidelidade ao Espírito!” E completou  “Um Feliz Natal, que o Menino Jesus ilumine a sua vida e de sua família!”

Texto: PasCom Sant’Ana

Imagens: Chama Sant’Ana e PasCom Sant’Ana