Assembleia Diocesana de 2019 foi realizada no último final de semana de Novembro

Aconteceu nesse final de semana, durante os dias 29 de novembro a 01 de dezembro de 2019, a Assembleia Diocesana de Bom Jesus da Lapa. O evento que foi realizado no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) de Bom Jesus da Lapa, contou com a participação de todo clero diocesano, religiosos e leigos representantes das paróquias e comissões pastorais.

Com o lema: “Ai de mim, se eu não anuncio o Evangelho! (Cor 9,16)”, e tendo como tema central as “Diretrizes gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023”, a assembleia que é realizada anualmente pela Diocese de Bom Jesus da Lapa, teve por objetivo principal avaliar e celebrar a caminhada pastoral desse ano e planejar as ações para os próximos anos, de acordo com o tema da reunião. O Pe. Nilson Claudino, Coordenador Diocesano, completou a explicação declarando que “a assembleia diocesana acontece anualmente é um evento muito importante, onde tomamos as decisões cabíveis para a caminhada e missão do próximo ano na nossa diocese”.

O evento ocorreu de forma bem dinâmica, com a participação do Diácono da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Luciano Santana, o qual foi responsável pelo desdobramento do tema central. Os coordenadores das pastorais e movimentos também tiveram a oportunidade de explanar sobre as suas propostas de forma a criar uma interação concreta entre todas as comissões diocesanas presentes.

No sábado, foi solicitado aos participantes da assembleia que reunissem por Forania, para avaliar e responder algumas questões sobre a organização pastoral, a fim de construir um planejamento ainda mais eficaz para os próximos anos.

Forania I: São Pedro Apóstolo
Forania II: São Paulo Apóstolo
Forania III: São João Evangelista
Forania IV: São Tiago Apóstolo
Forania V: N. S Rainha dos Apóstolos

Na noite também do Sábado, dia 30, houve o momento de descontração com a Noite Cultural, onde a cantora Sandra Bahia animou a equipe diocesana com um repertório regional e bastante atrativo. Para realização da plenária foram divididos grupos organizadores. Dom João Cardoso e o Pe. Nilson Claudino foram os coordenadores da assembleia; o Diácono Vanucio Hebert e os seminaristas Francisco Helvidio e Marcos Tavares ficaram responsáveis pela Secretaria e Avaliação; as liturgias das celebrações ficaram sobre a responsabilidade das Foranias e Paroquias; e a animação foi realizada de forma muito alegre pelo Pe. Heber Pedroso.

Durante os três dias, a programação se iniciou com celebrações, sendo que no Domingo (01/12), o Bispo Diocesano, Dom João Santos Cardoso, celebrou a Santa Missa no Santuário do Bom Jesus às 6h30, com participação de todos os membros da assembleia. Dom João declarou que “as propostas apresentadas pela assembleia foram sucintas e muito enriquecedoras, para que, de fato, a nossa Igreja esteja em estado permanente de missão e seja uma casa no sentido da familiaridade, do acolhimento, da proximidade, e formando assim uma comunidade missionária.” Para a formação da Comunidade Missionária na diocese a assembleia priorizou quatro pilares. O primeiro pilar da Palavra, para formação: dos Ministros da Palavra; para incentivar os círculos bíblicos nas paroquias; e de escolas bíblicas e escolas de catequese. De forma que a Palavra seja o principal pilar que sustenta a ação missionária na diocese, extraindo daí a força e espiritualidade que o povo de Deus precisa.

No pilar do Pão, priorizou resgatar a importância e centralidade do dia do Senhor, que é o Domingo. Portanto, nesse dia nenhuma Igreja deverá estar fechada, cujo lema definido foi “Igreja aberta aos Domingos!”. Bem como, esse pilar busca, também, desenvolver a Espiritualidade Eucarística nas comunidades através da promoção de retiros e outras obras que ajudem no fortalecimento da espiritual dos fiéis.

A assembleia apresentou como ação para terceiro pilar que é o da Caridade, a reativação da Cáritas na diocese, de modo que, através dessa iniciativa algumas ações sociais possam ser realizadas nas paroquias. E, ainda, valorizar o Dia Mundial dos Pobres, desenvolvendo ações concretas, para que a Igreja, através das comunidades paroquias, expresse de forma mais efetiva a solidariedade e a compaixão.

Para o quarto e último pilar, o da Missão, ficou designada a reorganização do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), com intuito de dinamizar a ação missionaria na diocese. A assembleia elegeu uma semana em julho de 2020 na qual toda a diocese (bispo, padres, religiosos e leigos) irá em missão a uma paróquia, ainda a ser definida.

Sobre o resultado do evento, o Pe. Nilson declarou que “a assembleia foi bastante positiva, pois todos os participantes estavam integrados e em comunhão nos assuntos que foram abordados. E agora, esperamos atuar naquilo que foi planejado, colocando em prática na Evangelização e dando seguimento na fé em Cristo Nosso Senhor”.Dom João finaliza dizendo que “a assembleia teve um resultado muito positivo, sendo um momento de troca de experiências e de fraternidade, e conquistando os objetivos almejados e necessários para planejar a ação pastoral para o próximo quadriênio”.

Texto e Imagens: PASCOM Diocese Bom Jesus da Lapa