É o Tempo do Advento…

O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento, que é um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Esse foi o maior acontecimento da história: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-Se a assumir a humanidade, sem deixar de ser Deus. O Advento é, portanto, o tempo litúrgico que antecede o Natal.

São quatro semanas de preparação e, no decorrer delas, os fiéis são convidados a esperar Jesus que vem no Natal e virá também no final dos tempos. Inicia-se na noite do Sábado, véspera do 1º Domingo, e vai até o dia 24 de dezembro. É tempo de esperança, de estar atento e vigilante, preparando-se alegremente para a vinda do Senhor. Tempo precioso para recordar o mistério da salvação e reavivar os valores cristãos.

Por isso, essa preparação e alegre espera do Senhor é considerada sob diversos aspectos. Em primeiro lugar, a expectativa do Antigo Testamento pela vinda do Messias, do que falavam os profetas, agradecendo a Deus o dom da salvação que se realizou na vinda do divino Redentor. Agora, a vinda do Salvador deve atualizar-se no coração de todos os homens, enquanto a história se encaminha para a vinda gloriosa do Senhor.

O tempo do Advento deve ser celebrado com sobriedade e discreta alegria. Flores e instrumentos musicais deverão ser usados com moderação. Nessas quatro semanas os cristões são convidados a esperar Jesus que vem. Nas duas primeiras semanas do Advento a liturgia convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador, pois um dia o Senhor voltará para colocar um fim à história humana, mas o encontro com Ele também já está marcado para logo após a morte.

Nas duas últimas semanas, a Igreja faz lembrar a espera dos Profetas e de Maria pelo nascimento de Jesus. A preparação consiste em celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Acontecimento o qual os Profetas anunciaram com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi e seu Reino não terá fim. Maria, com muito amor, O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.

É tempo também de esperança na renovação de todas as coisas, na libertação de todas as amarras que prendem e não conduzem à vida eterna. Esperança para vencer as dificuldades, tribulações e medos que acompanham a humanidade a cada instante. Tempo propício à conversão para “preparar o caminho do Senhor”, por meio da oração e de aprofundamento na Palavra. Daí nasce a necessidade de se fazer uma avaliação do que significa e de como vivenciar o tempo do Advento.

Como símbolo do Tempo do Advento e primeiro anúncio do Natal, tem-se a Guirlanda ou Coroa do Advento. A coroa é verde, sinal de esperança e vida, enfeitada com fita vermelha que simboliza o amor de Deus que envolve e, também, a manifestação do amor dos fiéis, que esperam ansiosos o nascimento do Filho de Deus.

A Coroa do Advento é composta por 4 velas nos seus cantos, formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela; e, à medida que vão passando os Domingos, acendem-se as outras velas, até chegar o 4º Domingo, que é quando todas devem estar acesas. O círculo não tem princípio nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno e, também, da contínua dileção ao Criador e ao próximo.

Durante o advento, prevalece a cor roxa, símbolo da conversão que é fruto da revisão de vida. As velas representam as várias etapas da salvação, sobretudo para significar a espera d’Aquele que é “a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo” (João 1,9), e que está para chegar. Então, deve-se, espera-Lo com luzes, como prova de amor e de desejar ser luz, assim como é o Senhor.

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que “preparemos o caminho do Senhor” nas nossas próprias vidas, “lutando até o sangue” contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.