Paroquia Senhora Sant’Ana realizou Assembléia Paroquial nos dias 06 e 07 de Dezembro

Nos dias 06 e 07 de dezembro, no Centro Administrativo de Formação Santana Mestra (C.A.F.), aconteceu a Assembleia Paroquial da Paróquia Senhora Sant’Ana, cujo tema central foi: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), e o lema: “Ai de mim, se eu não anuncio o Evangelho!” (1Cor9,16), os quais também pertenceram a Assembleia Diocesana de Bom Jesus da Lapa, na qual a paróquia esteve presente por meio de representantes. Teve como objetivo: avaliar, celebrar e planejar a caminhada da paróquia à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023(Documento da CNBB).

Teve início dia 06/12 às 19h, foi realizada uma dinâmica de acolhida pela coordenadora do CPP (Conselho Pastoral Paroquial), Maria Cleuza. Na sequência, o pároco, Pe. José Elealdo,  conduziu a oração inicial, e logo em seguida promoveu o Estudo sobre a Missão no qual ressaltou que não existe Igreja sem missão, que todos são missionários, e aquele que diz não ser missionário, não pode ser chamado de cristão, pois a missão é o  próprio Cristo. Encerrou-se o primeiro dia com a oração final.

O segundo dia de Assembleia iniciou-se às 7h30min com o credenciamento e a entrega dos materiais de estudo da Assembleia, houve a acolhida dos participantes pelo pároco, Pe. José Elealdo, o qual destacou a importância do evento para o bom desenvolvimento e caminhada da paróquia; e Igor Alkmim, tesoureiro do CPP,  conduziu a oração inicial. O Seminarista Fernandes realizou o repasse das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, tema central da Assembleia,  destacando as mudanças ocorridas em relação às Diretrizes de 2015-2019. Realizou-se um trabalho em grupos, em que  pastorais, movimento, grupos, bairros e comunidades do interior responderam um questionário avaliativo a respeito da caminhada como Igreja à luz das Diretrizes da Ação Evangelizadora (2015-2019) e apresentaram propostas concretas para que as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora (2019-2023) possam ser realizadas.

Os resultados das respostas serão apresentados na reunião do Conselho Pastoral Paroquial do mês janeiro. E como maneira de recordar todas as atividades desenvolvidas em cada mês, a Pastoral da Comunicação (PasCom Senhora Sant’Ana) apresentou um vídeo com a caminhada da paróquia desde o final de novembro de 2018 até o início de dezembro de 2019.

Às 11h, a Assembleia teve seu encerramento com Santa Missa presidida pelo Pe. José Elealdo. Nos avisos finais, apresentou-se a agenda do mês das atividades paroquiais e, logo após a bênção final, entregou-se os materiais das Novenas do Natal e realizou-se o almoçou fraterno.

Texto e imagens: PasCom Senhora Sant’Ana