Paróquia São José de Carinhanha celebra encerramento da Campanha Pequenos Reis Magos

0
378
Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente perguntando: “Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Com efeito, vimos a sua estrela no Oriente e viemos homenageá-lo”. Em seguida, abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra (Mt. 2, 1-2,11). Trazendo esse exemplo da Bíblia para os nossos dias, podemos nos inspirar neste ato de visitar as famílias e celebrar a chegada de uma nova vida. Dessa inspiração nasce essa campanha de solidariedade e amor e hoje, são os Pequenos Reis Magos que evangelizam e que vão em busca de recursos para ajudar as crianças que vivem em situação de risco em países pobres (Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti e Moçambique).

No último final de semana, sábado (4) e domingo (5) a Paróquia São José de Carinhanha realizou uma programação toda especial encerrando a Campanha Pequenos Reis Magos. A Campanha foi realizada pela primeira vez na paróquia e foi lançada desde o 3º Domingo do Advento (2019) e tem sido um verdadeiro e marcante momento de evangelização e solidariedade na vida de toda comunidade. Comunidades urbanas e rurais abraçaram essa campanha com empenho missionário levando a mensagem de amor e paz para as famílias visitadas. Guiados pela Estrela, levaram vida plena às crianças que hoje nascem: criança evangelizando criança!

No sábado logo cedo aconteceu uma bonita caminhada com os Pequenos Reis Magos para a feira livre e por algumas ruas da cidade. Ternos de Reis, Reisado de Boi (grupo cultural da cidade) e demais comunidades animaram a caminhada com danças, contradanças e apresentações típicas da festa de Santos Reis. Por onde passaram chamaram atenção e deixaram uma mensagem de amor e paz. A caminhada finalizou em frente a Igreja Matriz de São José, onde foi feita uma fala sobre os objetivos e o empenho na realização da campanha concluindo com uma bênção.

Seguindo a programação, no Domingo pela manhã, Solenidade da Epifania do Senhor foi celebrada a Santa Missa com as crianças na Igreja Matriz, onde também foi encerrada a Campanha Pequenos Reis Magos com as crianças do setor urbano. Alegria e animação marcaram a celebração, que foi assumida pelos Pequenos Magos, e por outras crianças das diversas comunidades da cidade.  Após a Missa, no salão paroquial Pe. Josimo foi servido um café da manhã partilhado para todos os Pequenos Reis Magos e as lideranças que acompanharam e ajudaram na realização da Campanha. Durante todo o domingo diversas comunidades e setores da zona rural também celebraram e encerraram com alegria e festa a Campanha dos Pequenos Reis Magos.

Por fim, vestidas como Reis Magos, as crianças de nossa comunidade paroquial: da cidade e do campo levaram a frente uma Estrela, abençoaram as casas por onde passaram e arrecadaram fundos para as crianças e jovens vulneráveis do mundo. Uma bênção para toda a comunidade e sinal da presença do Menino Deus, que agora nasce na manjedoura dos nossos corações e faz da nossa vida e das nossas casas um verdadeiro e real presépio.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here