Paróquia São José de Carinhanha celebra encerramento da Campanha Pequenos Reis Magos

Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente perguntando: “Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Com efeito, vimos a sua estrela no Oriente e viemos homenageá-lo”. Em seguida, abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra (Mt. 2, 1-2,11). Trazendo esse exemplo da Bíblia para os nossos dias, podemos nos inspirar neste ato de visitar as famílias e celebrar a chegada de uma nova vida. Dessa inspiração nasce essa campanha de solidariedade e amor e hoje, são os Pequenos Reis Magos que evangelizam e que vão em busca de recursos para ajudar as crianças que vivem em situação de risco em países pobres (Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti e Moçambique).

No último final de semana, sábado (4) e domingo (5) a Paróquia São José de Carinhanha realizou uma programação toda especial encerrando a Campanha Pequenos Reis Magos. A Campanha foi realizada pela primeira vez na paróquia e foi lançada desde o 3º Domingo do Advento (2019) e tem sido um verdadeiro e marcante momento de evangelização e solidariedade na vida de toda comunidade. Comunidades urbanas e rurais abraçaram essa campanha com empenho missionário levando a mensagem de amor e paz para as famílias visitadas. Guiados pela Estrela, levaram vida plena às crianças que hoje nascem: criança evangelizando criança!

No sábado logo cedo aconteceu uma bonita caminhada com os Pequenos Reis Magos para a feira livre e por algumas ruas da cidade. Ternos de Reis, Reisado de Boi (grupo cultural da cidade) e demais comunidades animaram a caminhada com danças, contradanças e apresentações típicas da festa de Santos Reis. Por onde passaram chamaram atenção e deixaram uma mensagem de amor e paz. A caminhada finalizou em frente a Igreja Matriz de São José, onde foi feita uma fala sobre os objetivos e o empenho na realização da campanha concluindo com uma bênção.

Seguindo a programação, no Domingo pela manhã, Solenidade da Epifania do Senhor foi celebrada a Santa Missa com as crianças na Igreja Matriz, onde também foi encerrada a Campanha Pequenos Reis Magos com as crianças do setor urbano. Alegria e animação marcaram a celebração, que foi assumida pelos Pequenos Magos, e por outras crianças das diversas comunidades da cidade.  Após a Missa, no salão paroquial Pe. Josimo foi servido um café da manhã partilhado para todos os Pequenos Reis Magos e as lideranças que acompanharam e ajudaram na realização da Campanha. Durante todo o domingo diversas comunidades e setores da zona rural também celebraram e encerraram com alegria e festa a Campanha dos Pequenos Reis Magos.

Por fim, vestidas como Reis Magos, as crianças de nossa comunidade paroquial: da cidade e do campo levaram a frente uma Estrela, abençoaram as casas por onde passaram e arrecadaram fundos para as crianças e jovens vulneráveis do mundo. Uma bênção para toda a comunidade e sinal da presença do Menino Deus, que agora nasce na manjedoura dos nossos corações e faz da nossa vida e das nossas casas um verdadeiro e real presépio.