Nota de Falecimento : Dom Ceslau Stanula CSSR

Com pesar e muito sentimento, comunicamos o falecimento do bispo DOM (CZESLAW) CESLAU STANULA CSSR, bispo emérito de Itabuna(BA), ocorrido as 23h de ontem 14/05/2020 aos 80 anos de idade, no Hospital Jorge Valente, Salvador (BA), onde se encontrava internado, desde o dia 06/05/2020, vitima 3 choque séptico, pneumonia, chicungunha e neoplasia de próstata.

Dom Ceslau Stanula chegou ao Brasil no dia 12 de abril de 1972 para Bom Jesus da Lapa, ocupou as funções de Superior da Missão Redentorista da Bahia durante 9(nove) anos, Reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, Pároco da paróquia, Vigário Geral da Diocese, Professor do colégio de São Vicente, Diretor da Gráfica ” Bom Jesus’, Assistente Eclesiástico e orientador da Congregação das Filhas de Fátima e pregando também as missões populares. Aqui escreveu um pequeno “Catecismo popular”.

Em 1978 foi transferido para Salvador, para a comunidade de São Lázaro e Paróquia da Ressurreição no bairro Ondina. No inicio assumiu a função de Vigário Paroquial e Diretor Espiritual do Encontro dos Casais com Cristo (ECC) e do ” Grupo Repartir” . Com  predileção dedicou- se á Pastoral Familiar.  Trabalhou como professor na Escola Superior de Fé e Catequese ‘Lumem Cristi”. Depois foi nomeado Superior da Comunidade Redentorista de São Lazaro, Pároco da Paróquia de Ondina, funções que desempenhou até a nomeação do bispo. Como Pároco, iniciou a construção da igreja de Ondina, no dia 6 de maio do ano 1989.

Foi nomeado Bispo Diocesano da Floresta – Pernambuco, pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, no dia 23 de Agosto de 1989, recebeu a Consagração Episcopal na Paróquia de Ondina, como bispo da Diocese de Floresta foi eleito bispo referencial da Pastoral Familiar, animador da Vida Consagrada na CNBB Regional NEII.

Foi transferido pelo Papa João Paulo II para a vacante diocese de Itabuna ( BA), tomou posse no dia 26 de Outubro de 1997, onde exerceu seu ministério episcopal por 20 anos, até que se tornou bispo emérito ano de 2017, quando se aposentou.

A partir dai, retornou para a Congregação Redentorista, residindo na Comunidade Redentorista Santo Afonso em Salvador (BA)  e colaborando com as celebrações na Paróquia da Ressurreição do Senhor e no Carmelo da Bahia.

O velório e sepultamento de forma RESTRITA acontecerá nesta sexta-feira, 15, as 15h no Cemitério Jardim da Saudade no bairro de Brotas em Salvador(BA).

Nós da Diocese de Bom Jesus da Lapa nos solidarizamos com toda congregação redentorista pela perca do confrade, ao tempo em que agradecemos a Deus pela contribuição de Dom Ceslau em nossa cidade. Que o Bom Jesus conceda a ele o descanso eterno.