Paróquia Nossa Senhora das Vitórias realiza primeira live de forró, em véspera de São João!

Uma das datas mais importantes do calendário civil e com grande significado religioso, é o dia dedicado a São João Batista, comemorado anualmente em 24 de junho. Porém, é na noite de 23 para 24 que as fogueiras são acesas para comemorar o “Santo Festeiro”, e nesse dia são realizadas as tradicionais festas juninas.
Mas em tempo de pandemia, respeitando todas as orientações sanitárias de distanciamento social, devido a Covid-19, a Paróquia Nossa Senhora da Vitórias, localizada em Santa Maria da Vitória, por meio da Pastoral da Comunicação, realizou a primeira live da Pascom Samavi com músicos de forró para animar a comunidade. Os participantes entravam em blocos e se apresentavam e durante cada intervalo, a interação com os internautas iam acontecendo naturalmente, pela participação dos agentes que atentos a tudo, anotavam as informações que chegavam.
De acordo com o coordenador da pascom, Osmir Souza Celestino, a proposta da live foi para promover o entretenimento, uma forma de levar o calor humano aos paroquianos e internautas que não conhecem a paróquia e divulgar também o canal da pastoral. Segundo Osmir, em breve será realizado uma ação de prêmios para aquisição de instrumentos e equipamentos de trabalho para que a pastoral possa realizar com mais independência as transmissões nas atividades pastorais, um desafio que considera o coordenador, será logo vencido porque o povo é bom.
Padre Vanderlei da Rocha Coutinho, pontuou a importância do evento, agradeceu aos envolvidos que direta e indiretamente ajudaram a promover a live. Em especial aos músicos, que em sua maioria, são participantes do terço dos homens, movimento que tem ganhado força e dinamismo na caminhada paroquial e à pascom pelo empenho e carinho de sempre em facilitar por meio das redes sociais, a evangelização.
Em cada detalhe, um sinal da pascom estava estampado. Na decoração, na alegria nas cores e enfeites que caracterizavam o ambiente típico de São João. Vestidos à caráter, os músicos e agentes da pastoral entraram no clima. É claro que as máscaras fizeram parte do figurino.
O resultado foi positivo um número considerável de pessoas acompanharam a transmissão ao vivo, com o tempo total de duas horas.
Sobre a Paróquia: A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, com sede em Santa Maria da Vitória (BA), possui 65 comunidades rurais e 11 comunidades urbanas. Está localizada à rua Manoel Coelho, nº 21 – bairro centro. Para mais informações entrar em contato pelo telefone da secretaria paroquial: (77) 3483-1731
Fotos e texto: Viviane Carvalho / Jornalista