PARÓQUIA SENHORA SANT’ANA ATRAVÉS DA PEREGRINAÇÃO DAS CAPELINHAS DE NOSSA SENHORA DO MÊS MARIANO, INCENTIVA A ORAÇÃO NAS FAMÍLIAS, IGREJAS DOMÉSTICAS

Já se tornou um costume, desde 2017, quando o pároco Pe. José Elealdo assumiu a paróquia Senhora Sant’Ana, a peregrinação das capelinhas de Nossa Senhora durante os 31 dias do mês de maio. Nos outros anos, fazia-se uma celebração Eucarística de envio dos grupos, dos movimentos, das pastorais e das lideranças de comunidades e de bairros que assumiam, durante todo o mês, rezar com as famílias levando a capelinha até os lares a qual passava 24h com uma família, e no horário marcado pelo grupo era levada para outro lar e lá realizavam mais um encontro. Chegado o último dia do mês em que se faz a coroação da Santíssima Virgem Maria, todos os grupos responsáveis pelas capelinhas organizavam de forma animada e dirigiam-se para a Matriz de Senhora Sant’Ana a fim devolvê-la e, assim, em uma celebração festiva, concluir o mês dedica a Mãe de Jesus realizando também uma belíssima coroação. Mas, no ano de 2020 a peregrinação foi diferente, não houve a missa de envio dos grupos, não houve reuniões na casa dos irmãos e nem a grande celebração de coroação, tudo isso devido ao isolamento social e às recomendações dos órgãos de saúde para prevenir a contaminação por Covid-19.

A capelinha passou de casa em casa com os devidos cuidados de higienização, levada por um membro da família, que a acolheu, para casa seguinte. As famílias, em sua Igreja doméstica, rezaram sem os dirigentes da comunidade ou representantes de movimentos, dos grupos ou das pastorais. Rezou-se o Terço, a Ladainha, o Ofício e demais orações devocionais à Santíssima Virgem.

Também foi transmitido pelo YouTube da Paróquia Senhora Sant’Ana e rádio local, todos os sábados do mês de maio, o Ofício da Imaculada Conceição, sempre às 18h, com exceção do sábado 30/05 que foi ao meio-dia, pois às 19h seria celebrado o último dia do Tríduo em preparação à Solenidade de Pentecostes com a Vigília.
E para finalizar o mês de maio, no dia 31/05, aconteceu, de forma simples, a coroação da Virgem Maria realizada dentro da Solenidade de Pentecostes às 10h na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana por uma jovem pertencente a Legião de Maria.

Texto e imagens: Pascom Senhora Sant’Ana