Diocese celebra Missa dos Santos Óleos em Coribe

Nesta terça-feira (26), a Diocese de Bom Jesus da Lapa promoveu a tradicional Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade, na paróquia São João Batista, em Coribe.

A celebração foi presidida por Dom Itamar Vian, Arcebispo Emérito de Feira de Santana, já que o bispo nomeado ainda não tomou posse. Na oportunidade, Dom Itamar enviou uma mensagem a Dom Rubival Cabral Britto.

Dom Itamar é arcebispo emérito de Feira de Santana-BA

“Celebramos aqui na paróquia São João Batista a Missa da bênção dos óleos, que todos tenhamos uma santa semana santa, uma feliz páscoa. Principalmente quero acolher nesta diocese de Bom Jesus da Lapa, o bispo Dom Rubival, que ele realmente continue sendo aquilo que foi em outros lugares, o Bom Pastor. Que o Bom Jesus da Lapa e Nossa Senhora da Soledade abençoe a você, Dom Rubival, e toda essa diocese de Bom Jesus da Lapa”, finalizou.

Por que é chamada de Missa dos Santos Óleos, do Crisma ou da Unidade?

A celebração costuma acontecer na Quinta-Feira Santa, na qual o Bom Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio, marcada também pela última celebração antes da Vigília Pascal. No entanto, algumas dioceses a promovem na Terça-Feira Santa, como é o caso da Diocese de Bom Jesus da Lapa.

Por outro lado, é conhecida como Missa da Unidade devido à reunião do clero para o momento, assim como de leigos e comunidades religiosas que costumam participar.

Os religiosos fizeram a renovação das promessas sacerdotais

Nesta Missa, onde os religiosos também fazem a renovação dos votos,  o bispo abençoa os óleos utilizados em alguns sacramentos. O Óleo do Crisma é utilizado no sacramento de confirmação, bem como no sacerdócio, para ungir os escolhidos.

O Óleo dos Catecúmenos é utilizado antes do rito da água, no batismo de adultos, e significa a libertação do mal. Ele tem a cor vermelha.

Por fim, o Óleo dos Enfermos é usado no sacramento da unção e representa a força do Espírito de Deus sobre a pessoa que enfrenta a enfermidade.