Dom João Cardoso preside posse do novo pároco da Paróquia São Sebastião, em Cocos!

Na tarde de sábado (19), Dom João Santos Cardoso, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, presidiu missa na Paróquia São Sebastião, na cidade de Cocos. Durante a celebração eucarística ele deu posse ao padre Leandro Tiburtino Gomes, que assumiu o pastoreio local como novo pároco da comunidade.

Concelebraram com ele o representante do clero diocesano, padre José Carlos (Paróquia Santo Antônio, em Paratinga), o Chanceler do bispado, Vanúcio Herbert (Paróquia São Francisco de Assis, em São Félix do Coribe) e Erberson Dias Sena (Administrador Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Feira da Mata).

Durante a celebração houve a leitura do decreto de posse, a profissão de fé, a entrega de símbolos que recordam a atividade ministerial do sacerdote e o juramento de fidelidade, procedimentos litúrgicos que fazem parte do ritual de posse.

Na homilia, dom João saudou a todos e chamou a atenção para a missão e a beleza do pastoreio de um ungido de Deus. Pediu aos paroquianos que recebessem com carinho o novo sacerdote que a partir daquele momento, desempenhará sua missão para qual foi preparado. Desejou ao padre Leandro que tudo ocorra de acordo com o coração de Deus. “Eu me alegro quando tem uma comunidade que aprecia tanto seu padre, seu pastor”, no momento se referia ao trabalho desenvolvido pelo padre Leandro na paróquia anterior, em Sítio do Mato. O bispo explicou a missão do padre e seu pastoreio paroquial, e reforçou que o padre deve ser pastor segundo o coração de Jesus. Destacou a importância do anúncio do Evangelho e a santificação do povo de Deus por meio da realização dos sacramentos, uma verdadeira catequese a homilia de dom João.

Ao final da celebração, padre Leandro se dirigiu ao povo dizendo: “Eu agradeço à Deus por me escolher e capacitar para o serviço pastoral. Sobretudo por me dar as condições necessárias para responder o sim, aqui estou Senhor. Procuro assumir na minha vida que tudo é graça de Deus, desde o início do meu ministério sacerdotal. Quero realizar aqui a vontade do Senhor – estou no meio de vocês para fazer a vontade de Deus.  Não sou padre de grupinhos – quero sim o apoio e ajuda de todos os grupos, pastorais, organismos, movimentos e conselho paroquial. Somente juntos podemos de fato fazer com que o Reino de Deus aconteça. O sentido da missão do padre são as pessoas é a paróquia como um todo. Tem que amar a todos igualmente”, finalizou o jovem sacerdote.

A missa aconteceu de modo restrito para um número reduzido de fiéis, obedecendo as normas de segurança e orientações sanitárias em combate à Covid-19. O rito foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da paróquia, por meio da Pastoral da Comunicação paroquial.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (77) 98128-1831 ou e-mail: pascomcocospss@hotmail.com