Escola de Coroinhas São José em tempos de pandemia

Paróquia de São José, em Carinhanha, se destaca por iniciativa pastoral para manter atuante a catequese paroquial.

Em março de 2020, em meio aos festejos de nosso santo padroeiro São José, fomos compelidos a nos isolar dentro de nossas casas e mudar totalmente nosso modo de viver para garantir a segurança e a vida de nossa comunidade devido a COVID-19. Esse contexto nos trouxe muitas incertezas, mas também a possibilidade de nos reinventar e valorizar tudo que nosso Deus de bondade nos oferece.

Utilizando de grupo de WhatsApp, encontros semanais no Google Meet e a rede social Instagram, a escola de Coroinhas pôde não só permanecer no caminho catequético, instruindo-os na fé, como também explorar novas formas de ser igreja, presente e alinhada com a realidade apresentada.

Os pais e/ou responsáveis são peças fundamentais nessa tarefa, eles que sempre tiveram a responsabilidade de apontar e inserir os filhos a partir do batismo na comunidade cristã, agora estão intrinsicamente ligados a este processo, são eles a ponte necessária para a boa execução das atividades e enfretamento desta conjuntura.

A dinâmica estabelecida para a continuidade da catequese é composta por diálogos com todos os envolvidos neste processo pelo grupo de WhatsApp, fazem parte deste além dos catequizandos, os coordenadores da escola de coroinhas, os pais e/ou responsáveis e o pároco.

Na plataforma digital do Google Meet é realizado o encontro semanal onde são feitas orações, leituras orantes e repassados atividades e desafios a serem cumpridos durante a semana pelas crianças e adolescentes. O resultado de cada desafio é divulgado na rede social dos coroinhas Instagram, através de vídeos e textos produzidos por eles, fazendo assim com que estes tenham visibilidade em toda comunidade.

Portanto, apesar dos entraves impostos por este período de crise sanitária, a Escola de Coroinhas São José, vem aproximando a família através de desafios de convivência, promovendo o desenvolvimento de potencialidades a partir das atividades que exigem comprometimento, criatividade e coragem para enfrentar o novo e o mais importante fazendo com que a vivência da fé não seja colocada de lado, mas sim evidenciada e experenciada de forma intensa e permanente. Assim, acreditamos que estamos colaborando para um amanhã mais saudável, consciente e amadurecido espiritualmente após tudo isso.

Dê uma olhada na página, curta e compartilhe! https://www.instagram.com/coroinhasaojosecnn/

Texto: Nadyanara Galhardo Viana e Meik Murielle Moreira da Silva
Coordenadoras da Escola de Coroinhas São José/ Paróquia São José de Carinhanha- Diocese de Bom Jesus da Lapa – BA

Imagem:  Nadyanara Galhardo Viana