Após a nomeação de Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, na última quarta-feira (13), a data da posse do 5º bispo diocesano já foi definida. Ela vai acontecer no dia 22 de maio, no Santuário do Bom Jesus da Lapa, e as paróquias foram convidadas a organizarem caravanas para o momento especial.
A Santa Missa será presidida, às 18h, por Dom Sérgio da Rocha, que é arcebispo da arquidiocese de Salvador e Cardeal Primaz do Brasil. Ele também fará a passagem simbólica do báculo ao novo bispo.
Dom Rubival concedeu uma entrevista por telefone às rádios da diocese, Bom Jesus Fm e Carícia Fm, nesta sexta-feira. Na oportunidade, ele falou sobre a trajetória de pastoreio do povo de Grajaú, no Maranhão, além da sua expectativa para o encontro com os diocesanos e o clero de Bom Jesus da Lapa.
O novo bispo afirmou que virá com o coração disposto a fazer um bispado de proximidade com o povo, com amor e misericórdia. Ele já havia enviado um vídeo direcionado à diocese, na quinta-feira (14).
Confira a mensagem de Dom Rubival
“Queridos irmão e irmãs que estão na Diocese de Bom Jesus da Lapa,
Quis o Senhor, por meio do Papa Francisco, neste dia em que celebramos onze anos de sua eleição como o sucessor dos apóstolos, me transferir para esta sede apostólica.
Sigo como romeiro, peregrino. Como discípulo missionário a serviço da misericórdia. O meu abraço afetuoso aos leigos e leigas, aos animadores e animadoras de comunidade, a vida religiosa consagrada, a diáconos permanentes, ao clero, aos religiosos e religiosas.
Que a graça de Deus nos ajude a fazer esse caminho de doação e serviço. Com um olhar de fé e de esperança, abraçaremos os desafios que haveremos de encontrar. E juntos, numa atitude de sinodalidade, de escuta, de partilha, de discernimento, de compromisso e missão, continuaremos a missão iniciada por meus antecessores e por todo o povo, junto ao clero e à vida religiosa.
Reze por mim! Em breve nos encontraremos para uma saudação afetuosa, para juntos seguirmos o Bom Jesus com a intercessão de Nossa Senhora da Soledade e Nossa Senhora do Carmo, juntamente com São José.
Meu abraço, minha bênção. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!”