Brasão da Diocese de Bom Jesus da Lapa - Bahia

Descrição Heráldica: Escudo partido de vermelho e azul. No primeiro campo, uma figura de sol de ouro. No segundo, uma flor de lis de prata. Mantelado em curva, de prata, com um Senhor Bom Jesus Crucificado, de sua cor. Mitra de branco, forrada de vermelho, com suas ínfulas pendentes em cada lado do escudo, forradas de vermelho e franjadas de ouro. Em aspa, uma cruz processional de ouro, à destra, e um báculo, do mesmo, à sinistra. Listel de prata com o letreiro “Diocese de Bom Jesus da Lapa”, de negro.

Descrição Simbólica: O campo de vermelho, cuja cor na heráldica simboliza a caridade, o esforço e a generosidade, juntamente com o sol de ouro, radiante, lembram a região da Diocese e o seu povo, o sertão, o calor – humano e climático. Também quer representar o Cristo, Sol Invicto. O campo de azul, cor que é símbolo da doçura, nobreza, zelo e glória, juntamente com a flor de lis, fazem uma homenagem à nossa Mãe, Maria Santíssima. O mantelado (nome que se dá na heráldica a este campo formado por curvas) de prata – símbolo da humildade e pureza – traz a figura do padroeiro da Diocese: o Senhor Bom Jesus, como que acolhido no interior de uma gruta ou lapa: local de peregrinação para milhares de romeiros, numa grande demonstração de fé e devoção. A mitra, a cruz e o báculo são símbolos que representam a figura do Bispo, Pastor do grande rebanho dos fiéis da Diocese e são elementos sempre presentes no brasão de uma Diocese. O listel de prata traz o nome da Diocese: “Diocese de Bom Jesus da Lapa”.

Arte e Descrições Heráldica e Simbólica:
José Valmeci de Souza (Atta). Palhoça, SC, Agosto de 2016.
Referência Bibliográfica: BANDEIRA, Luís Stubbs Saldanha Monteiro.
Vocabulário Heráldico. Lisboa: Edições Mama Sume, 1985.