A Paróquia Santo Antônio, um dos mais antigos templos católicos do interior da Bahia, está comemorando 307 anos de fundação canônica neste mês de outubro de 2025.
Localizada no coração do município de Paratinga, às margens do rio São Francisco, a Paróquia Santo Antônio é um marco do sertão baiano. A igreja foi elevada à categoria de paróquia canonicamente reconhecida em 16 de outubro de 1718, por decreto do então Arcebispo de São Salvador da Bahia Dom Sebastião Monteiro da Vide, sob a proteção de Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares da tradição católica.
Construída em madeira e tijolos, iniciada há mais de 300 anos atrás, é hoje considerada um dos edifícios mais antigos da região Oeste da Bahia. No seu interior estão sepultadas figuras importantes na formação do município de Paratinga, como o senhor Coronel Rodrigo de Magalhães, um dos fundadores da cidade e importante político local.
Durante os meses de agosto e setembro passam pela igreja milhares de romeiros que vão com destino a Bom Jesus da Lapa, mas param para visitar e pagar promessas a Santo Antônio e prestar homenagens principalmente a Nossa Senhora das Dores e o Senhor Morto, duas esculturas antigas de madeira com mais de duzentos, existentes na Matriz. Tal devoção se dá há séculos, passada de pais para filhos, pela impressionante história do achado do santo e sendo de igual valor de tempo de existência comparada ao Bom Jesus da Lapa.
Todos os anos, são celebradas as trezenas de Santo Antônio, Festa do Divino e Festa de Nossa Senhora da Conceição, todas com grande número de pessoas participando.









Fonte: PASCOM/Paróquia Santo Antônio de Paratinga (BA).