Assembleia Paroquial na Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santana (BA).

No último sábado (21/01), aconteceu na paróquia Senhora Sant’Ana, em Santana/BA, a Assembleia Paroquial que teve início às 7h30min e término ao meio-dia. Contou com a presença de representantes das pastorais, dos grupos, dos movimentos e das lideranças das comunidades rurais e bairros, que se reuniram no Centro Administrativo de Formação (CAF).
Primeiramente, foi abordada a temática da Sinodalidade, com o tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. Algumas sugestões foram apresentadas, porém nenhuma decisão foi tomada, visto que diante da transferência, será necessário aguardar a posse do novo Pároco, para que seja definido o rumo da caminhada paroquial.
Dando seguimento ao encontro, foi feita uma retrospectiva da caminhada paroquial de 2017 a 2022 sob a administração do pároco Padre José Elealdo de Oliveira Mota. Destacaram-se os grandes benefícios trazidos por ele para a paróquia de Senhora Sant’Ana, como as celebrações e momentos de fé que com o trabalho de evangelização e espiritualidade desenvolvidos pelo pároco ganharam novos significados. Dentre estas atividade trazidas para a paróquia por Pe. Elealdo, estão: o “Ressuscita com Cristo, Santana!”, procissão pelas ruas da cidade com a presença das comunidades do interior e centro, animados pelo ministério de música da paróquia, finalizando com a Santa Missa em frente à Igreja Matriz. Depois da construção da Praça Santa Ana e São Joaquim, ao lado da Matriz, o encerramento da procissão passou a ser na praça, para o maior conforto de todos. Outro acontecimento que ganhou destaque foi a ”Missão do Divino Espírito Santo”, em preparação a Pentecostes. Pe. Elealdo convocava e preparava um grupo de missionários da paróquia para visitar comunidades e famílias, fazendo encontros e reuniões nas capelas, levando o Divino Espírito Santo às comunidades do interior, aos bairros e ao centro da cidade. “Visita da Capelinha Peregrina de Nossa Senhora”, durante todo o mês de maio as capelinhas peregrinavam em todas as comunidades do interior e da sede, fazendo as famílias se reunirem para rezar, meditar o terço e a palavra de Deus, ao final do mês, todos os grupos responsáveis dirigiam-se com suas capelinhas para a Igreja Matiz onde celebrava a Santa Missa e Coroava Nossa Senhora. “Festa dos Padroeiros Sant’Ana e São Joaquim”, em 2020, devido ao isolamento sanitário provocado pela pandemia da Covid-19, Pe. José Eleado, vendo os fiéis impossibilitados de participarem presencialmente dos novenários, quis levar conforto aos lares e aproximá-los da Festa de seus padroeiros, e a partir daquele ano os devotos receberam a visita da capela de Sant’Ana e São Joaquim durante os festejos. Destacaram, também, a criação do “Tríduo dos Pobres” no mês de novembro, quando se realiza o Dia Mundial dos Pobres, fazendo memória dos santos que dedicaram suas vidas em favor dos mais necessitados: Santa Dulce dos Pobres, Santa Madre Teresa de Calcutá, São Francisco de Assis e São Vicente de Paulo. Durante o tríduo é arrecado donativos para doações que são destinadas aos abrigos da Diocese e a Sociedade São Vicente de Paulo da Paróquia Senhora Sant’Ana, que possuem muitas famílias carentes cadastradas. Também foram ressaltados os trabalho realizados, como: encontros mensais de formação com representantes das comunidades, dos grupos, das pastorais e dos movimentos, bem como encontros da “Semana da Família”, “Mês da Bíblia”, “Mês Missionário”, “Via Sacra”, “Campanha da Fraternidade” e “Novena do Natal”.
Outrossim, foi lembrada a visita das imagens peregrinas do Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora do Carmo, as quais foram levadas para visitar os setores onde houveram encontros das comunidades que as receberam com louvor, com oração e com devoção. E na oportunidade, Padre Elealdo, falou dos 60 anos da Diocese, motivando a participação de todos no evento, que acontecerá entre os dias 08 e 12 de fevereiro.
Ademais, Padre Elealdo convidou a todos para participarem da sua missa de envio no dia 19/02 e a missa de posse na Paróquia São Francisco de Assis no dia 04/03. Comunicou a posse do novo pároco Pe. João Batista e convidou os paroquianos para participarem da missa no dia 25/02.
Por fim, para encerrar a Assembleia, as lideranças presentes fizeram uma homenagem ao pároco Pe. José Elealdo, agradecendo pelos 06(seis) anos de caminhada à frente da Paróquia Senhora Sant’Ana e pelos muitos ensinamentos que ele proporcionou ao povo de Deus.