Assembleia Pastoral na Paróquia São José em Carinhanha (BA)

No último sábado, 04, a Paróquia São José de Carinhanha realizou sua Assembleia Paroquial de Pastoral. Contou com a participação de lideranças e coordenações das suas comunidades eclesiais missionárias (rurais e urbanas), pastorais/grupos, movimentos e religiosas.

Inicialmente foi feito um momento de reflexão sobre o atual contexto da retomada das atividades eclesiais em todas as dimensões da caminhada paroquial. Seguido de uma avaliação da caminhada pastoral de 2022, com seus desafios e perspectivas para 2023. Cada liderança pôde se expressar, fazer sua reflexão sobre os desânimos da caminhada, pontuando também uma série de ações e resultados positivos no processo de evangelização. O momento seguiu com a divisão de grupos de estudo da Carta Pastoral de Dom João Cardoso, nosso Bispo Diocesano. Momento esse, em que as comunidades, por meio de suas lideranças e coordenações se aprofundaram nessa bonita experiência de conhecer e refletir coletivamente, os desafios, sempre existentes e os caminhos de uma Igreja Sinodal. Após o estudo, os grupos partilharam na grande plenária, suas reflexões à cerca da Carta, um momento de grande riqueza e de fortalecimento da identidade eclesial de tro de sua dimensão pastoral.
Na parte da tarde, o Pe. Heber, sistematizou o calendário anual das atividades paroquiais/Diocesana. Fazendo os destaques e ajustes das principais celebrações e atividades/ações pastorais para o ano corrente. Com a realização da Assembleia Paroquial de Pastoral, diante todo caminho de oração, reflexões/estudo, encaminhamentos pastorais e em plena comunhão com a celebração do ano vocacional, nasceu o tema geral da festa de São José 2023:
Vocação, Graça e Missão – Por uma Igreja Sinodal, inserida no mundo, a serviço do Reino de Deus.

Por fim, as representações das pastorais e comunidades fizeram seus principais informes. E a Assembleia foi encerrada com a oração e a bênção de envio.

Pe. Heber.