Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap

Biografia

Dom Frei Rubival Cabral Britto, OFMCap, é natural de Jaguaquara, na Bahia, e nasceu no dia 21 de julho de 1969, filho de Rubens Alves Brito e Maria de Lourdes Cabral Brito. Durante a juventude foi membro da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Jequié, onde foi coroinha e atuou na vida pastoral da igreja, participando de grupos como o Apostolado da Oração, JUEC e Pastoral da Criança.

Sacerdócio

No ano de 1989, ao conhecer os Frades Capuchinhos em sua cidade natal, recebeu o chamado para ingressar na ordem, o que aconteceu no ano seguinte. Assim, começou os estudos para se tornar religioso. Dom Rubival cursou filosofia no Instituto de Teologia de ilhéus, estudou Teologia na Universidade Católica do Salvador, exercendo também um importante papel pastoral na comunidade do bairro Valéria, na Capital.
O noviciado aconteceu na cidade de Esplanada- BA, no de 1992, onde fez os primeiros votos de castidade, pobreza e obediência.

Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 17 de dezembro 2000, como frade menor capuchinho da Província Nossa Senhora da Piedade da Bahia e Sergipe.
Um dos momentos marcantes enquanto sacerdote, foi uma missão em Benim, na África.
De dezembro de 2014 a dezembro de 2016, Dom Rubival atuou como diretor do Colégio Paulo VI, em Vitória da Conquista, até ser nomeado bispo de Grajau, pelo Papa Francisco, em 7 de dezembro de 2016.

Episcopado

A ordenação episcopal aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2017, por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, então arcebispo de Vitória da Conquista, onde aconteceu o rito. O lema escolhido por ele é “A serviço da misericórdia”. Segundo Dom Rubival, isso se deve à sua resposta quando foi chamado para esta missão: Um sim motivado pela necessidade de pastorear o povo de Deus, com misericórdia.
De 25 de março de 2017 até março de 2024, Dom Frei Rubival ficou à frente do clero diocesano de Grajaú, Maranhão. E desde 22 de maio de 2024, está como 5º bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa.