Celebração festiva da Romaria do Bom Jesus convoca os fiéis a dizer não ao aborto: “a nossa civilização Cristã foi fundada para defender a vida, e não a morte”, diz Dom João

Celebração festiva da Romaria do Bom Jesus convoca os fiéis  a dizer não ao aborto: “a nossa civilização Cristã foi fundada para defender a vida, e não a morte”, diz Dom João

Imagem reprodução TV Bom Jesus

Já no clima de despedia, milhares  de romeiros e romeiras  de  diversas regiões da Bahia e do Brasil participaram na manhã desta segunda-feira(06),  da  Santa Missa festiva do Senhor Bom Jesus da Lapa, que teve como celebrante, Dom João Santos Cardoso,  bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa. Por coincidência, no mesmo dia que o Superior Tribunal Federal(STF) realiza a segunda  audiência pública para debater a descriminalização do aborto, até a 12ª semana (ou 3º mês) de gravidez.

No último dia de Romaria do Bom Jesus da Lapa 2018, o tema foi a principal ponto de   reflexão de Dom João, durante a homilia, que lamentou,  a forma que a vida tem sido tratada no Brasil. “Hoje o STF encerra uma audiência pública, para decidir, se suprime ou não, dois artigos do Código Penal, que criminaliza o aborto. Que criminaliza a mulher que aborta, ou quem ajuda outro a cometer o aborto”, e destacou: se estes artigos do Código Penal forem suprimidos, nós estaremos, então,  legalizando a morte, de uma vida indefesa. E estaremos apontando o caminho, que  quando alguém é indesejado, ele deve ser eliminado”, frisou.

Dom João falou que é compreensível a angustia de uma mulher diante de uma situação, de uma gravidez indesejada, só que não justifica eliminar uma vida em função disso.  “É claro que nós compreendemos a dor de uma mulher, e o seu sofrimento, quando ela deve levar uma gravidez indesejada. Porém, o fato de alguém ser indesejado, não é motivo para eliminá-lo, assim, nós estaríamos  suprimindo o 5º Mandamento, que diz: Não matarás”, complementando:  “e abriríamos a estrada para toda vez que uma pessoa é indesejada, ela deve ser eliminada. Ora, no Brasil a vida tem  pouco valor, são 62 homicídios no ano de 2016. Assim nós abriremos a estrada, para quando a vida do adolescente menor infrator, que causa problemas indesejados, ela também deve ser eliminada”, afirmou.

“A nossa civilização Cristã, foi fundada para defender a vida, e não a morte. E assim se edificou a ciência para salvar a vida, e também a religião”, lembrou o Bispo.

E convidou os fiéis a defender a vida, inspirados no Bom Jesus da Lapa. “Peçamos ao Bom Jesus,  que se transfigura diante de nós, a sua glória e a sua intranscendência, e o valor irredutível de cada pessoa. Que o cristão leigo e leiga possam viver a sua missão, defendendo a vida.  Desde a sua concepção, até o seu fim natural. Dizendo não ao aborto, para que esses dois artigos do código penal não sejam suprimidos, em defesa da vida, em todas as suas dimensões”, Disse Dom João.

“Essa é a missão do ativismo do cristão leigo e leiga, nas suas diversas realidades, em que estes se encontram inseridos”, finalizou.