“Celebrar o dia das mães nos leva a contemplar o amor”, diz Dom João em mensagem

Foto: Reprodução

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano. É o momento em que muitos filhos e filhas se mobilizam para homenagear essa pessoa tão importante em suas vidas. É um momento de reunir a família para celebrar o amor. Aproveitando a data festiva, o bispo de Bom Jesus da Lapa, Dom João Cardoso,encaminhou saudações a todas as mães da Diocese.

Em sua mensagem, o bispo fala da importância do amor, como experiência fundamental da vida cristã no contexto familiar. leia abaixo:

Hoje nós estamos celebrando o dia das mães, data bonita já que nesse dia também celebramos a ascensão de Jesus ao céu e fazemos memória dos 101 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima. Celebrar o dia das mães nos leva a contemplar o amor, no horizonte do amor essencial na experiência cristã do matrimonio e da família, destaca-se especialmente uma virtude que é da ternura e essa imagem da ternura vem expressa nas sagradas escrituras com os traços do amor materno. A mãe: Nos fala o papa Francisco na Amoris Laetitia que ampara o filho com amor e compaixão, ajuda a despertar nele a confiança, a experimentar que o mundo é um lugar bom que o acolhe e isto permite desenvolver uma auto estima que favorece a capacidade de , intimidade e a empatia. Como é abençoado o amor de mãe, como se faz necessário para cada um de nós, pois esta experiência fundamental de ter sido amado, ter experimentado a ternura da mãe, ter sido posto em segurança no seu colo, é nessa experiência fundamental que depende toda nossa vida adulta de auto estima, de segurança para enfrentar o mundo. São Tomás de Aquino explicou que o ser mais próximo da caridade prefere amar do que ser amado; e que de fato as mães que são as que mais amam procuram mais amar do que ser amadas. De fato, as mães são um antidoto mais forte contra o propagar do individualismo egoísta, pois são elas que testemunham a beleza da vida. Nos recorda ainda o papa Francisco que sem dúvida uma sociedade sem mãe seria uma sociedade desumana, porque as mães sabem testemunhar sempre, mesmo nos piores momentos a ternura, a dedicação e a força moral, as mães transmitem muitas vezes também o sentido da prática religiosa, nas primeiras orações, nos primeiros gestos de devoção que uma criança aprende. Querida mãe, obrigado! Porque você que é mãe é responsável por aquilo que ocorre na família, obrigado porque você que na família é sinal do amor de Deus e assim também obrigado pelo bem que faz na igreja e no mundo. Que Maria a nossa mamãe no céu interceda por cada uma de vocês. Feliz dia das Mães!