Clero de Bom Jesus da Lapa se reúne para discutir ações pastorais

Na manhã de quarta-feira (4), Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, se reuniu pela segunda vez com o clero diocesano de Bom Jesus da Lapa. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) e teve como foco a reflexão sobre a identidade, a missão e os projetos que podem ser desenvolvidos no território eclesial, visando fortalecer a atuação da Igreja no caminho da sinodalidade.

O bispo destacou a importância da formação para que a comunidade viva de acordo com o que pede o Papa Francisco, especialmente neste tempo de preparação para o Ano Jubilar, Também foram apresentadas as temáticas  discutidas na 61ª Assembleia Regional de Pastoral, realizada no final de agosto, em Salvador. Entre os temas centrais da assembleia estavam a caridade, a esperança e a oração, pilares fundamentais para a vivência cristã.

Junto aos padres das 18 paróquias da diocese, Dom Rubival enfatizou o papel do clero na condução da formação eclesial e pastoral, ressaltando a necessidade de se repensar a estrutura das paróquias e foranias para favorecer uma maior proximidade com a comunidade e uma formação mais eficiente.

“Somos responsáveis pelos dons que Deus nos concede para favorecer o anúncio do Reino e a evangelização. Devemos meditar em comunhão com o Papa Francisco sobre o Ano Jubilar. Somos peregrinos de esperança. Como celebrar isso em nível de paróquia, forania e diocese? Como reestruturar territórios e paróquias para que a proximidade favoreça a formação? A formação dos discípulos missionários é vital”, questionou Dom Rubival durante o encontro.

Além da formação e da reestruturação territorial, também foi discutida a importância de fortalecer as ações em resposta às demandas sociais do território, especialmente junto aos locais de maior vulnerabilidade.