Diocesana de Bom Jesus da Lapa recebe Ministério de Catequista

No Regional Nordeste 3 da CNBB, 26 homens e mulheres que se dedicam a anunciar o Reino de Deus nas arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe receberam o Ministério de Catequista, nesta segunda-feira (26).

A Missa de Instituição ocorreu às 17h, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador (BA), presidida pelo cardeal Sergio da Rocha, arcebispo da Arquidiocese de São Salvador e primaz do Brasil. Bispos das dioceses e Arquidioceses do Regional também se fizeram presentes.

Da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Irone Magna Veloso, que atua na Paróquia Bom Jesus e Santuário do Bom Jesus da Lapa, foi a primeira catequista a receber o Ministério. Com ela, estiveram presentes o bispo Diocesano Dom Rubival Cabral Brito, OFMCap, o padre Éber Pedroso, pároco da Paróquia São José, de Carinhanha e a Irmã Neusa Batista, Mensageira do Amor Divino.

A instituição do ministério de catequistas foi iniciada nesta semana, que começou com o Dia do Catequista, celebrado no domingo (25) em diversas dioceses do Brasil. Ela acontece após o primeiro grupo ter sido investido durante a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em abril.

O ministério de catequistas foi instituído pelo Papa Francisco por meio do motu proprio Antiquum Ministerium, em 10 de maio de 2021. Esse ministério é descrito como “um serviço estável prestado à Igreja local, conforme as necessidades pastorais identificadas” pelo bispo, e é desempenhado por cristãos leigos e leigas que recebem essa função.

Confira a mensagem da primeira leiga a receber o Ministério de Catequista na Diocese

“Eu, Irone Magna Veloso Ledo de Oliveira, filha primogênita de Izaias Tiago Ledo e Maria de Jesus Veloso Ledo, nascida em fevereiro de 1975, em Montes Claros- MG, e por missão profissional dos pais , viemos morar em Bom Jesus da Lapa-Ba, desde 1979.
Após receber os Sacramentos de Iniciação a Vida Cristã, participei da primeira formação para Catequista, em março de 1987. Desde então, o ensinamento de Jesus: “Ide por todo o mundo e ensinai ” (Mc. 16,15) tem ocupado um lugar especial em minha vida, vocação e missão.
Mãe, Esposa, Profissional da Saúde, Catequista, participante da Pastoral Litúrgica, Benfeitora Redentorista, membro do Movimento Sacedotal Mariano e leiga assídua das atividades missionárias da Diocese, encontro- me hoje, com o coração repleto de alegria, pela graça de continuar a minha caminhada de cristã pelo chamado de Jesus: “Segue-me” (Mt 8,22; 9,9; 16,24; 19,21; Mc 2,14; 8,34; 10,21; Lc 5,27; 9,23.59;
18,22; Jo 1,43; 12,26; 21,19.22), servindo com a própria vida a transmissão da fé e ao anúncio do Evangelho.

Louvado seja Deus para sempre. Amém!”