Entre os dias 5 e 7 de julho, membros da Diocese participaram da 47ª Romaria da Terra e das Águas, no Santuário do Bom Jesus da Lapa. Entre os presentes, estavam religiosas da paróquia Nossa Senhora da Glória, de Correntina, padres das paróquias de Paratinga e Serra do Ramalho, entre outros leigos e religiosos. Além disso, Dom Vicente Ferreira, da Diocese de Livramento, e outros padres do Regional Nordeste 3 se fizeram presentes.
A luta em defesa da Casa Comum
A edição deste ano teve como tema “De mãos dadas por justiça socioambiental em defesa da casa comum” . A Missa de abertura aconteceu na sexta-feira (5), às 19h, na Esplanada da Gruta. Já no decorrer da programação do sábado pela manhã, foram realizados “plenarinhos”, que são espaços de discussão de questões importantes voltadas para diversos públicos, que foram divididos em alguns locais. Os plenarinhos aconteceram na biblioteca municipal, pátio da Secretaria de Educação, Centro Dom Muniz e Igreja Bom Jesus dos Navegantes.
No final do dia, uma via-sacra foi rezada pelas ruas, sob preces e reflexões acerca da opressão sofrida pelos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pequenos trabalhadores geraizeiros e de áreas atingidas pela mineração e por barragens.
A programação seguiu à noite com a 2ª Feira dos Povos da Terra e das Águas, na praça Monsenhor Turíbio Vilanova, sendo finalizada no domingo, às 11h da manhã.
Como de costume, na despedida da romaria, uma carta com os compromissos firmados foi divulgada. No final da mesma, os participantes reafirmaram a necessidade de continuar lutando pela construção de um mundo novo. “Nos caminhos dos povos da Terra e das Águas, o povo caminha para um novo céu e uma nova terra. A luta e a resistência são sinais de Ressurreição”.