DOM JOÃO PARTICIPA DO JUBILEU DE 800 ANOS DA DIOCESE DE GRAZ-SECKAU – AUSTRIA

Desde o dia 21 de junho de 2018, Dom João Cardoso se encontra na Diocese de Graz (Áustria), onde participa do Jubileu de 800 anos de sua criação. No dia 22 de junho, Dom João participou de uma reunião com membros de diversos movimentos pastorais e com a diretoria da Welthaus (Casa do Mundo), organismo eclesial responsável pelo trabalho social da Diocese e pelo relacionamento com a Igreja no mundo. No dia 23 de junho, em uma celebração em praça pública, promovido pela Diocese de Graz, os dois bispos assinaram o convênio de fraternidade entre as suas respectivas igrejas.

Com a imagem do Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora (Mariazell), foi feita uma pequena procissão da praça até o jardim da residencial episcopal.Na ocasião, uma réplica da Cruz do Bom Jesus da Lapa foi presenteada ao bispo de Graz que, por sua vez, doou ao bispo de Bom Jesus da Lapa uma imagem de Nossa Senhora (Mariazell), patrona de um antigo Santuário situado na Diocese, para onde convergem peregrinos austríacos e de outros países, principalmente, da Eslovênia, Croácia e Hungria.

A fraternidade pretende promover projetos, esforços e iniciativas que favoreçam o intercâmbio entre as duas igrejas, através de encontros entre pessoas de ambas as dioceses em vista do mútuo conhecimento, da partilha de dons, de experiências e de valores. De 03 a 07 de agosto, uma delegação de Graz, composta de leigos e sacerdotes, visitará a Diocese de Bom Jesus da Lapa e participará da Romaria do Bom Jesus.

Com essa fraternidade, ambas as Dioceses pretendem trilhar um caminho de comunhão para compartilhar a experiência de trabalhar pela justiça social e pela dignidade humana, bem como a preservação da criação. Um grupo de trabalho será formado, em ambas as dioceses, para coordenar as ações e cultivar as relações visando uma ampla cooperação de fraternidade na própria igreja diocesana.

A Fraternidade com Bom Jesus da Lapa foi destaque na missa do Jubileu de Graz, celebrada no dia 24 de junho com a participação de mais de 10 mil pessoas da Diocese, de diversas autoridades religiosas e civis da Áustria e de várias delegações internacionais.