EM 2022, COMISSÃO PARA O LAICATO DA CNBB ESTIMULOU A COMUNHÃO ENTRE EXPRESSÕES LAICAIS, CARISMAS E SERVIÇOS NA IGREJA NO BRASIL

Uma das marcas do trabalho da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2022, foi o avanço na consolidação da comunhão entre as diferentes expressões laicais, carismas e serviços na Igreja no Brasil.

O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  dom Giovane Pereira de Melo, ressalta que um deles é o processo de criação e consolidação do Grupo de Trabalho (GT) das Expressões Carismáticas Católicas no Brasil. O GT foi aprovado na reunião do Conselho Permanente da  CNBB, em 17 de junho de 2021.

Nas reuniões, realizadas desde 2021, o presidente da Comissão para o Laicato informa que os participantes puderam se apresentar e expressar suas impressões, abrindo uma interlocução fraterna e responsável, num clima de escuta e comunhão. Participam do GT, fiéis leigos e leigas representantes do movimento Carismático e suas expressões na Igreja no Brasil (Renovação Carismática Católica, Novas Comunidades e o Serviço de Comunhão Charis),  leigos e leigas da Comissão para o Laicato, bispos referenciais  e peritos em Direito Canônico e Vida Consagrada.

De 25 a 27 de novembro, aconteceu a 14ª reunião anual de Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais, na casa de formação do Convento São Francisco, em São Paulo, organizada pela Comissão Episcopal para o Laicato (CEPL) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os participantes se encontraram motivados pelo tema: “Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais na Igreja Sinodal” e pelo lema: “Na verdade, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos!” (ICor 12,14).

O bispo de Uruguaiana (RS) e membro da Comissão para o Laicato da CNBB e referencial para os Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais, José Mário Scalon Angonese, fez a apresentação do tema, dentro do processo de sinodalidade vivenciado pela Igreja e animado pelo Papa Francisco.

Encantar a Política

Outra marca do trabalho da Comissão neste ano, foi a produção e articulação do projeto “Encantar a Política”, que contou com o lançamento de um caderno e de uma série de iniciativas de formação e capacitação dos leigos e leigas.

Um dos encontros foi aconteceu de 13 a 15 de maio, em Brasília (DF), com o “Seminário Encantar a Politica: Eleições Gerais 2022”. Participaram lideranças de todo o território nacional, com representações das cinco regiões do Brasil.

O projeto retoma questões centrais das encíclicas do Papa Francisco – Laudato SíFratelli Tutti e da exortação pós-sinodal Evangelii Gaudium, que tratam, entre outros temas, da alegria do Evangelho, do cuidado com a casa comum (meio ambiente) e abordam a Política como decorrência ética do mandamento do amor.

Encontros

Têm destaque também na caminhada do Laicato do Brasil, em 2022, a 40ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), de 16 e 19 de junho, São Luis do Maranhão (MA). Com o lema “Sinodalidade e missão: cristãos leigos e leigas em saída para as periferias”, o evento reunirá cerca de 200 participantes oriundos de 95 dioceses dos 19 regionais do país. Participam também bispos, presbíteros e representantes de 11 organizações filiadas. A assessoria está a cargo do padre Aquino Junior.

Outro encontro aconteceu na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), de 4 a 6 de novembro de 2022, o Congresso Nacional para Novas Comunidades. O encontro deste ano, teve o tema: “É preciso renovar a mesma novidade – Eis que eu renovo todas as coisas” (Ap 21,5). Contou com a participação de Kátia Roldi Zavaris, coordenadora Nacional do CHARIS – Serviço da Renovação Carismática Católica (RCC), organização que articula as novas comunidades. Também participaram, além de fundadores de diversas comunidades, representantes da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Compartilhe

Deixe seu comentário

Menu