Em Ano de São José, Paróquia de Carinhanha celebra padroeiro!

A Paróquia São José de Carinhanha, pertencente à Diocese de Bom Jesus da Lapa, estará em festa no período de 9 a 19 de março. Isso mesmo, a comunidade vai celebrar o seu padroeiro São José! Responsável por 52 comunidades rurais e 6 comunidades urbanas, a paróquia tem como pároco, padre Heber Pedroso Rocha que com dinamismo tem buscado fazer o trabalho pastoral diferenciado. Sempre aberto às solicitações populares, o jovem sacerdote sonha com uma comunidade sólida, unida e fortalecida pela fé.

Para este ano especial dedicado à São José,  lançado ainda no final do ano passado pelo Papa Francisco e que segue até 8 de dezembro de 2021, o tema central da festa paroquial será: “Com Coração de Pai” – Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor!

Todos os dias terão celebrações eucarísticas. Cada dia, um tema específico será refletido com os fiéis e devotos de São José. Porém, no dia da Festa do Esposo de Maria, a programação é ainda mais especial. Em tempo de pandemia todas as atividades serão transmitidas pela internet nas redes sociais da paróquia, e o número de participação presencial, também restrita por causa da não aglomeração.

• A Igreja Matriz ficará aberta para visitação e devoção dos fiéis.
  • 12h Homenagens a São José (Foguetes, toque dos sinos da Matriz)
  • 17h Carreata e benção dos veículos – Saindo da Matriz
  • 19h30 Missa Solene na Matriz que será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom João Santos Cardoso.

No folder de divulgação produzido pela paróquia a comunicação é clara!

• – Horário das Celebrações do festejo – às 19h30;
  • – Todas as celebrações serão transmitidas pelo Facebook: Paróquia São José de Carinhanha;
  • – Para as Missas do novenário – Liturgia da Palavra do dia;
  • – Cor litúrgica – Branca;
  • – Todos os dias após as celebrações teremos as barraquinhas de São José;
  • – Lembrar sempre de tomar todos os cuidados de enfrentamento à pandemia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI: programação_festejo_de_São_José_2021.pdf

Para incentivar ainda mais a devoção à São José, o padre Heber preparou um roteiro especial para que seus paroquianos pudessem rezar em família em honra a São José.  Muito simples, primeiro pediu que fosse feito um Altar para o São José, em um cantinho especial da sua casa. Depois, em família, fosse rezada a oração abaixo:

– Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

– São José, servo fiel e prudente, a quem o Senhor confiou a sua casa!

– Introdução à Oração: Nesta hora santa recorremos a sua paterna intercessão, ó glorioso São José! Pedimos-te pela nossa família e por todas as famílias que precisem do vosso poderoso auxílio. Vós que sois o guardião da Sagrada Família, a ti consagramos nosso Lar e suplicamos a vossa poderosa intercessão contra todo e qualquer tipo de mal que nos afaste das graças de vosso filho adotivo, Nosso Senhor Jesus Cristo. Suplicamos nesta hora sagrada, para que venha em nosso socorro e abençoe este nosso Lar! A ti glorioso São José voltamos o nosso olhar e o nosso coração e suplicamos, a graça das graças: a nossa conversão e a de toda nossa família. Reunidos diante do vosso altar dirijamos-lhe então, a nossa oração:

(instante de silêncio para apresentar a graça que quer alcançar, em seguida rezar todos juntos).

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.

– Rezar: 3 Ave Marias e 1 Pai Nosso (Enquanto se reza, asperge-se a casa e as pessoas presente com água benta).

– Bênção: Sob a poderosa intercessão de São José suplicamos a Bênção de Deus para o nosso Lar: Pedimos-te Senhor, abençoe todos os membros dessa família e de todas as famílias da nossa comunidade. Para que vivam em Paz e na alegria da tua presença divina! Acompanhai quem desta casa sair e fazei morada no coração de quem aqui entrar. Caminha conosco, Senhor, até o dia em que nos conduzirás a Casa do nosso Pai todo poderoso. E derrame sobre nós a Bênção de Deus:

– Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Para mais informações sobre a festa, você pode acompanhar diretamente as redes sociais da paróquia para todas as novidades e movimentações pastorais em relação à festa de São José e outras atividades religiosas.