Escola Diocesana de Formação Teológica e Pastoral realiza mais uma etapa de estudo e aprofundamento bíblico-doutrinal

No último final de semana, 21 e 22 de julho aconteceu mais uma etapa da Escola Diocesana de Formação Teológica e Pastoral da Diocese de Bom Jesus da Lapa. Seguindo a programação de formação continuada, nesta etapa foi trabalhado um seminário temático sobre Doutrina Social da Igreja (DSI) e Sagradas Escrituras (Antiga e Nova Aliança).

Durante todo o dia de sábado, 21, foi realizado um seminário sobre a DSI pelo Pe. José Silva da Diocese de Caetité da paróquia da cidade de Condeúba. Tratou de questões introdutórias, algumas definições e o contexto de nascimento da DSI a partir do documento Rerum Novarum (1891) do Papa Leão XIII; assim como, abordagens sobre os princípios gerais e todo contexto histórico e evolução da DSI.  Ainda na parte da noite, facilitado pelo seminarista Heber foi realizado um estudo dirigido sobre o Decálogo (Êxodo 20) e a importância de sua compreensão numa perspectiva pastoral. Refletindo sobre cada mandamento, seu contexto histórico e a atualização/significado de cada mandamento nos tempos atuais, dialogando com alguns textos da Nova Aliança na vertente do mandamento do amor testemunhado e deixado pelo próprio Jesus.

No domingo, 22, o dia começou com a oração da manhã e logo em seguida foram trabalhadas as Sagradas Escrituras. Na primeira parte da manhã, o Pe. Rosivaldo Mota (Missionário Redentorista) deu continuidade com a formação sobre temáticas (e subtemáticas) relacionadas ao Antigo Testamento, que tratou dos livros que formam os diversos blocos característicos que formam e estruturam o 1º Testamento (Antiga Aliança). Na segunda parte da manhã, o seminarista Leonardo deu prosseguimento com o estudo sobre os escritos paulinos e suas características específicas. Apresentou alguns fundamentos específicos e aspectos teológicos das cartas do Apóstolo e toda sua antropologia teológica.

A Escola Diocesana de Formação Teológica e Pastoral é integrada por lideranças e membros de comunidades, agentes de pastorais, grupos e movimentos das diversas paróquias da nossa Diocese de Bom Jesus da Lapa. No ano do laicato, a Escola busca fomentar e ampliar a formação dos diversos leigos e leigas, que buscam aprofundar a sã doutrina, a fé católica e ampliar os diversos conhecimentos eclesiais, tendo em vista darem sentido cada vez mais a máxima central que fundamenta este ano da graça do Senhor: Cristãos Leigos e Leigas, sendo “Sal da Terra e luz”, na Igreja e na Sociedade.

Texto – Heber Pedroso